Aciap promoveu palestra sobre Segurança da Informação
13-08-2007 12:55

O empresário Ricardo Saraiva destacou a prevenção quanto aos conteúdos visitados na web como a principal ferramenta de segurança



A Câmara Setorial de Informática, da Associação Comercial de São José dos Pinhais, promoveu 14 de agosto, na sede da associação, a palestra gratuita Introdução a Segurança da Informação, com o integrante da câmara, o empresário Ricardo Saraiva, da TTI Tecnologia de Informática.
Na ocasião, mais de 30 participantes tiveram informações sobre como se proteger de vírus e manter os computadores a salvo de danos enquanto se lê e-mails ou durante a navegação na web.
De acordo com o palestrante tanto para o usuário doméstico quanto para o usuário nas empresas, existem ferramentas gratuitas que ajudam a preservar os dados do computador, porém, não existe garantia de 100% de segurança. “Os softwares e programas gratuitos são mais suscetíveis a não bloquearem possíveis danos, e até os programas pagos podem ser ineficazes quanto aos vírus mais desenvolvidos, portanto, é primordial o cuidado na abertura dos e-mails e o acesso a sites que não sejam impróprios”, disse Ricardo.
Entre os participantes da palestra, a gerente da loja Móveis Tijucas, Rosana Rosário, comentou que já teve um computador infectado por e-mail. “Na empresa temos muito cuidado em ler as mensagens eletrônicas pois diariamente chegam várias propagandas e a maioria nem abrimos”, contou a gerente.
Segundo o diretor auxiliar do Colégio Arnaldo Jansen, Francisco de Assis Mazoco, na escola os computadores possuem uma navegabilidade restrita a partir do controle da Secretaria de Estado da Educação, mas ao usar o computador em casa o risco é grande. “Em todas as profissões o uso de informática é inevitável e muitas vezes em casa estamos completando uma idéia ou trabalho, então o que produzimos é importante demais para ser perdido por vírus e programas que atrapalhem o uso de computador”, falou o diretor.
Nos próximos meses a câmara realizará novos encontros da área de tecnologia e informática como parte do processo de desenvolvimento socioeconômico das empresas do município e região.


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP