Associação Comercial de São José dos Pinhais lança o Mutirão da Cidadania Empresarial
08-11-2007 19:12

O presidente da Aciap, Ernesto Wiens, destacou as vantagens da formalidade para o crescimento empresarial



Iniciativa do Banco do Brasil e Sebrae, com entidades parceiras, será realizada em uma grande tenda na rua XV de Novembro dias 20 e 21 de novembro



A Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviço de São José dos Pinhais - Aciap SJP, promoveu no dia 8 de novembro, na sede da associação, café da manhã de lançamento em São José dos Pinhais do Mutirão da Cidadania Empresarial, iniciativa do Sebrae e Banco do Brasil.

O Mutirão Empresarial é um programa de organização de orientações gratuitas para instigar a legalização dos negócios. A iniciativa possui o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis - Fenacon, Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio - MDIC, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná - Faciap, Receita Federal, Federação das Indústrias do Paraná - Fiep, e Secretaria de Estado da Fazenda.

O presidente da Aciap, Ernesto Wiens, comentou durante a apresentação do projeto, que o evento se inicia com grande sucesso por acontecer na rua e com a participação de várias entidades e empresas parceiras. “Pesquisas apontam a existência no Paraná de 500 mil empresas informais, e a formalidade possui custos operacionais e tributários, mas para se ter o crescimento empresarial é necessário conhecimento e legalização”, disse o presidente.

Para o gerente de mercado do Banco do Brasil, Luiz Hota Júnior, as possibilidades de surgimento de empresas formais atualmente são maiores. “Os negócios, como pessoa jurídica, podem adquirir empréstimos subsidiados de até 5% ao ano, enquanto no mercado informal este índice é cobrado para pessoas físicas mensalmente”, contou o gerente.

Segundo o prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, a Região Metropolitana de Curitiba tem um grande crescimento populacional, que também é formado por negócios informais. “Sabemos que a legalização das empresas gera maior autonomia e a parceria das instituições dará o acesso às informações e apoio aos interessados”, falou Meyer.

Também estiveram presentes no lançamento os secretários Sandro Setim (Sictur) e Giovane de Souza (Planejamento e Desenvolvimento Econômico); José Gava Neto, gerente do Sebrae; Maria da Graça (União Nacional das Associações de Moradores); Neli Melo, coordenadora institucional da Faciap; Hélio Francisco Nascimento (Câmara dos Contadores); Sérgio de Oliveira (Junta Comercial); Carlos Pereira, representante do deputado federal Luiz Carlos Setim; e diretores e associados da Aciap.



Programação

A programação do Mutirão Empresarial de São José dos Pinhais se inicia dia 19 de novembro às 19h30 com a palestra do Sebrae no auditório da Aciap, Transforme suas Idéias em Oportunidades de Negócios.

Nos dias 20 e 21 de novembro, das 12h às 18h, na Rua XV de Novembro, em frente à sede do Banco do Brasil, vários representantes do banco, Sebrae, Prefeitura, Junta Comercial e Câmara Setorial dos Contadores, atenderão os interessados para tirar dúvidas quanto as formalidades nas relações comerciais.

Além de São José dos Pinhais o programa será realizado dias 20 e 21 de novembro em Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP