Câmara do Comércio realiza palestra e jantar do Dia do Comerciante
04-07-2006 17:28

O carioca David Portes estará em São José dos Pinhais para contar sua trajetória de camelô a empresário

A Câmara Setorial do Comércio, dirigida pelo empresário Adriano de Derinievicz, realizará no dia 18 de julho, às 19h, jantar e palestra para comemorar o Dia do Comerciante. O evento acontecerá no Buffet Imperial, tendo como palestrante o ex-camelô, David Portes, conhecido na área empresarial pelo seu conhecimento comercial e rápido crescimento nos negócios a partir de um pequeno ponto de venda de doces no Rio de Janeiro.
Na ocasião o autor do livro David – Uma Lição de Vida e Marketing, fará uma explanação sobre o atendimento dos clientes, uso e estímulo à criatividade, o marketing de relacionamento e outras questões empresariais que fazem parte do universo dos pequenos, médios e grandes comércios.
No primeiro semestre de 2005 a Prefeitura Municipal e a ACIAP-SJP realizaram pesquisa com os comerciantes da cidade para identificar qual a necessidade para maior integração e divulgação do comércio local. Naquele período os comerciantes comentaram o interesse em ter campanhas publicitárias e palestras. Segundo a supervisora da ACIAP, Sandra Regina Jarek, ainda em 2005, a Prefeitura custeou uma grande campanha publicitária em rádios , TV´s e outdoors, e a Câmara do Comércio neste ano volta a homenagear e promover palestras interessantes para os associados e comércio em geral. “Os interessados em participar deste encontro e premiação dos comerciantes de destaque devem entrar em contato com a ACIAP o mais breve possível, pois o local do evento comporta cerca de 400 pessoas e somente, em número de associados temos mais de 700 empresas”, disse Sandra Regina.

David Portes, o encantador de clientes
A história de David Portes, nascido no Espírito Santo em 1957, é parecida com a de tantos brasileiros nascidos na roça. A diferença: ele percebeu que só escaparia da miséria arriscando. O ponto de partida, há 18 anos, foram R$12,00. Na penúria, morava sob um viaduto, no Rio, com a mulher grávida, Fátima. Ela precisava de um medicamento. Um porteiro da vizinhança emprestou o dinheiro. David avaliou: se comprasse o remédio, no dia seguinte não teria nada outra vez. Trocou o capital por balas e doces, abriu um belo sorriso e foi vender no sinal: lucro de 100% em poucas horas. Começava ali o segundo ato da história, a do camelô criativo que fez da "Banca do David" um ponto de atrações no centro do Rio.
O jornalista Ricardo Boechat deu uma nota sobre ele. Foi o que bastou para conquistar a mídia, obter patrocínio e virar um palestrante renomado. Autodidata, jamais freqüentou um cursinho ou uma faculdade. Aliás, só estudou até a 7ª série. Mas suas estratégias são tão eficazes que, já há algum tempo, é requisitado por empresas e universidades para dar palestras sobre o assunto. Hoje as pessoas o chamam de o 2° camelô mais famoso do Brasil. Só perdendo para o seu maior ídolo, o Sr Silvio Santos!


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP