Chilenos negociam comércio internacional com empresários de SJP
16-07-2010 12:22

Um dos focos da reunião, são investimentos em infraestrutura pós terremoto



Em fevereiro deste ano, o mundo assistiu aos estragos causados pelo terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile. A busca por investimentos que aumentam a balança comercial do país, e negócios que impulsionem a retomada do comércio após a tragédia, foram alguns dos interesses da rodada de negócios com empresários são-joseenses, que ocorreu na Associação Comercial (Aciap), ontem (15), na sede da entidade.

“Com base nas empresas que os chilenos conversaram, podemos dizer que existem interesses para compra de produtos industriais, e também para o comércio linha branca, como fogões”, disse o presidente do Comitê de Geminações da cidade, e diretor da Aciap, Auro de Paula.

Cobre exportado e importado
Em São José dos Pinhais existem empresas que compram o cobre do Chile, beneficiam o material nobre, e exportam para o Chile. Durante o evento, o empresário chileno Rodrigo Salazar se interessou em representar uma empresa de resistência elétrica, equipamento muito utilizado em aquecedores industriais. “O Chile é um dos maiores exportadores de cobre do mundo, e também um importador de produtos que tenham cobre, como fios de luz”, explicou Rodrigo Salazar.

O empresário de Colombo, Antonio F. Neto, veio a São José dos Pinhais para aumentar a exportação de máquinas de solda de resistência, usadas na área metal mecânica. “Eu exporto para o Chile em pequenos volumes, por via aérea. Caso tenha um volume maior de pedidos, poderei encaminhar as máquinas em maior quantidade via Porto de Paranaguá”, comentou Antonio F. Neto.

Na área de confecção, José Alves Filho, trouxe agasalhos e camisetas esportivas. “Ano passado, mandamos um lote de material esportivo para o Japão, e queremos conquistar novos mercados”, contou José Alves.

O encontro voltado ao comércio internacional teve a presença de mais de 30 empresários, sendo oito chilenos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Chile é o nono parceiro comercial de São José dos Pinhais, com pouco mais de 14 milhões exportados (dados 2009). O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur).


Jornalista Marcos Rosa Filho

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP