Conselho da Mulher Executiva homenageia jogadoras de futebol
22-03-2010 16:49

Programa Futebol Feminino por Excelência reúne 28 meninas que serão premiadas pela entidade empresarial dia 24, na Casa da Amizade, em café colonial filantrópico

A Associação Comercial (Aciap), por meio do Conselho da Mulher Executiva, realiza dia 24 de março, às 19h30, na Casa da Amizade, café colonial de premiação a atletas de São José dos Pinhais que fazem parte da liga de futebol feminino. A homenagem no mês do Dia Internacional da Mulher tem um caráter filantrópico. Os donativos angariados no encontro serão destinados a duas entidades sociais da cidade, sendo a Casa de Repouso Santa Rita e Lar dos Meninos.

De acordo com a presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Marli Vogel, o evento trará visibilidade às 28 jogadoras que são vanguarda em um esporte ainda considerado apenas masculino. "Muitos não sabem que o time feminino do município gerou uma goleira que serviu à Seleção Brasileira, portanto, temos talentos que precisam de apoio e divulgação comercial", diz Marli Vogel.

A ideia do evento é do empresário e associado da Aciap, Adelino Venturi, um dos patrocinadores regulares do programa, intitulado Futebol Feminino por Excelência. “A Aciap está de parabéns por reconhecer o talento destas meninas que respondem plenamente aos critérios de participação, com dedicação, além do esporte, aos estudos”, destaca Adelino Venturi.

As jogadoras, com 14 anos em média, treinam nas terças-feiras, à tarde, e sábados pela manhã, em um campo society no centro da cidade. Entre as atletas, está a goleira Letícia Fernandes da Luz, 13 anos, aluna da 8ª série, residente em Curitiba, e há um ano no programa. “Eu venho treinar em São José dos Pinhais porque a parte técnica e de jogo é muito boa”, fala a estudante, que, como suas colegas, não admite chutão de bico, “é uma das primeiras exigências, de chutar com o peito de pé”, comenta Letícia da Luz.

Para a atacante Tuana Ramalho, há dois anos no time, o esporte coletivo é uma vantagem. “É um trabalho em equipe, e aprender a jogar em grupo é muito bom”, comenta a aluna de 19 anos, estudante do terceiro ano do Ensino Médio e moradora de São José, no bairro Bom Jesus.

A estreante do time é Lílian Cordeiro dos Santos, 16 anos, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, residente no Boqueirão, em Curitiba, e que trabalha como digitadora. “Eu jogava futebol de areia e soube pelas amigas que tinha esta escola em São José dos Pinhais.”

As partidas amistosas e por campeonatos regionais e estaduais ocorrem aos domingos. A coordenação geral é de Edison Silva, que pretende ampliar os treinamentos. “Agradeço a dedicação das meninas e apoio de empresas da cidade nestes primeiros anos do projeto, mas precisamos de mais envolvimento da comunidade pois queremos aumentar os treinamentos para montar um time de futebol de campo”, anuncia Edison Silva, que recebe apoio técnico de Marcelino Alves e Manoel da Silva.


Os convites do café colonial são direcionados, informações na associação 3525-0801.


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP