25 DE MAIO Dia da Indústria
11-05-2006 12:33

Os industriais de São José dos Pinhais estão de parabéns!

ACIAP promove o Dia da Indústria 2006
O principal encontro industrial da região metropolitana acontece dia 25 de maio, às 19h30, no Salão Imperial, reunindo num jantar de confraternização a classe empresarial, política, associados e diretores da ACIAP. Nos últimos anos o evento trouxe personalidades de destaque nacional que deram palestras sobre os rumos do País, como o deputado Federal Roberto Freire, em 2005 e, para este ano, o nome mais cotado para a palestra é do analista político, escritor e cineasta Arnaldo Jabor.

Indústria são-joseense
São José dos Pinhais é uma das cidades com maior crescimento econômico do Estado do Paraná, com cerca de 1000 indústrias de diversos setores instaladas no município, entre as quais grandes grupos nacionais e multinacionais, e diversas empresas de metalmecânica, agropecuária, extrativismo mineral, moveleiro, têxtil e alimentício. Executivos que estão na cidade apontam que as vantagens de investir no município é a mão-de-obra qualificada, a infra-estrutura, a visão voltada ao crescimento auto-sustentável e sua localização estratégica.
Só o setor automobilístico, que ganhou dois distritos industriais na cidade, investiu mais de R$ 6 bilhões desde a sua instalação. A empresa Renault do Brasil/Nissan, com o objetivo de atender os mercados do Chile, Argentina e região sul do país, investiu em infra-estrutura própria. Outra indústria automotiva instalada na cidade é a Volkswagen/Audi, que possui uma das mais modernas montadoras do grupo mundial VW. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, segundo no Brasil a contar com o Sistema Integrado de Tratamento de Informações Aeroportuárias, está localizado no município, ampliando ainda mais as vantagens oferecidas às indústrias aqui instaladas.
Segundo a revista Você S/A (Julho/2005), em pesquisa realizada nas cidades com melhor índice de desenvolvimento no Brasil, São José dos Pinhais é apontada como "Cidade Atrativa para Executivos" e 5ª colocada como melhor cidade do sul do país para se viver e trabalhar.

Associativismo
A ACIAP, junto com outras instituições privadas que fazem parte do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, formado pela FIEP, CIEP, SESI, SENAI, IEL, vem trabalhando no desenvolvimento e representatividade industrial de São José dos Pinhais e região, com a organização de cursos, palestras e rodadas de negócios. Nos últimos anos, a área industrial da cidade ganhou um grande impulso com a criação das Câmaras Setoriais voltadas para o setor, como Madeira e Mobiliário, Informática e Comércio Exterior.

Melhoria da gestão
O Congresso Paranaense da Indústria reuniu 2 mil participantes, nos dias 24 e 25 de abril, no CIETEP, uma representação de 75% do setor empresarial, de todos os segmentos industriais, serviços e comércio. A principal conclusão do encontro foi a necessidade de melhoria na gestão das empresas para garantir ganhos de produtividade e permitir a sobrevivência num ambiente econômico adverso. "As empresas precisam ter ganhos de produtividade dramáticos para compensar a política econômica desfavorável", disse o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures.

CNI aposta em crescimento industrial neste ano
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevou para 3,7% a previsão do crescimento, neste ano, do Produto Interno Bruto (PIB), a soma das riquezas produzidas no país. De acordo com a análise do Boletim Conjuntural divulgado dia 27 de abril, a economia será impulsionada especialmente pela indústria, que deverá se expandir em 5%. No fim do ano passado, as projeções da CNI indicavam que o desempenho da economia seria de 3,3%, e o da indústria, de 4,2%.
O boletim aponta ainda que o crescimento de 2006 será sustentado pelo mercado interno, ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores, quando as exportações impulsionaram o resultado. A estimativa é de que o consumo das famílias aumente 4,5%, por causa da queda dos juros e do aumento da renda.


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP