Dia 27/04 tem palestra sobre o CAR. Cadastro Ambiental Rural encerra 05/05
18-04-2015 20:04

O CAR é o registro público das informações ambientais dos imóveis localizados em área rurais, desde pequenas casas a grandes fazendas. Os proprietários deverão preencher as informações até 05 de maio no site www.car.gov.br. Dia 27 de abril, às 19h, na sede da Aciap, haverá palestra gratuita com representante da Emater quanto ao tema. Informações 3525-0801.
Mais detalhes sobre o que é o CAR
O Paraná tem cerca de 530 mil propriedades rurais que deverão ter seus dados registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o momento, apenas 6,20% estão cadastradas. Os proprietários que não se cadastrarem terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos. Além disso, quem perder o prazo perderá benefícios previstos na lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal), como a suspensão de multas administrativas por corte irregular de vegetação no imóvel e a possibilidade de regularizar áreas de Reserva Legal.
O CAR é gerenciado pelo governo federal. No Paraná esses cadastros serão homologados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que passou a ter acesso ao sistema nesta semana. Para sanar algumas dúvidas freqüentes dos proprietários rurais, o IAP preparou uma lista de perguntas e respostas. Mais informações podem ser consultadas no site do órgão (www.iap.pr.gov.br).

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP