Empresários e profissionais de Comércio Exterior participam de curso na Aciap
18-06-2008 21:27

Giovanna de Paula Baena e Fernanda de Paula, que trabalham com franquia dos Correios em Curitiba, pretendem aumentar as exportações via a agência do bairro Santa Quitéria




A Associação Comercial, por meio da Câmara de Comércio Exterior – C.Comex, em parceria com os Correios Paraná, realizou nesta quarta (18) e quinta-feira (19), das 8h às 17h30, na sede da associação, o curso gratuito de Treinamento Básico de Exportação para Empresas de Pequeno Porte – EPP, direcionado a pequenos e médios empresários de todos os setores, que desejam expandir os negócios para o mercado exterior, com pouco ou nenhum conhecimento internacional.
Na quarta-feira de manhã, durante a abertura do curso, que contou com a participação de 35 pessoas, entre profissionais de Comércio Exterior, interessados em exportar, e donos de agência dos Correios, o assessor de desenvolvimento de mercado dos Correios, Aroldo Crema, comentou sobre as três etapas necessárias em qualquer relação comercial internacional. “O produto ou serviço deve ser vendável, ter as devidas autorizações, e os Correios podem ser uma parte muito importante, que é a logística, para que a exportação chegue ao cliente final ou distribuidor”, disse Aroldo, que esteve acompanhado de Daviane Chegoski, gestora de negócios internacionais dos Correios, e Patrícia Alves, consultora de negócios internacionais.
O presidente da Aciap, Ernesto Wiens, compareceu na quinta-feira ao final do curso e deu os parabéns aos interessados em crescer internacionalmente. "Soubemos que o curso é muito bom, e acredito que vamos promover outras atividades em parceria com os Correios", comentou Ernesto Wiens.
A professora do curso foi Fátima Gonçalves da Silva, graduada em Ciências Contábeis pela UEL, pós-graduada em Comércio Exterior pela FCEA (Apucarana), e palestrante dos Serviços Internacionais dos Correios. Segundo Fátima, o curso teve como objetivo a identificação e apresentação dos benefícios do Comércio Exterior para as micro e pequenas empresas, conhecendo os principais conceitos e instrumentos e apresentando condições para iniciar o processo de internacionalização. “Existem regras básicas como o domínio de pelo menos o inglês como língua estrangeira, mas a contabilidade de uma pequena empresa exportadora ou importadora, não difere muito da contabilidade de uma empresa que atua só no Brasil”, contou Fátima.

Principais interesses
Entre os principais interesses relatados pelos participantes à professora Fátima Silva, está a necessidade de maior conhecimento sobre o comércio de exportação, como legalizar as operações e prospectar novos clientes.
O artesão Marcelo Virmond Portela, reside na Bahia e aproveitou sua estada em São José dos Pinhais para fazer o curso. “Eu ainda não posso dizer que exporto, pois coloco o meu trabalho no correio como se fosse um envio comum para a Espanha e Portugal, mas quero me legalizar para crescer neste mercado”, falou Marcelo, que produz peças em madeira, côco e marfim vegetal.
Também estiveram no curso Giovanna de Paula Baena, franqueada há oito anos dos Correios em Curitiba, no bairro Santa Quitéria, e sua irmã, Fernanda de Paula. “O nosso interesse é aumentar o volume de envio da nossa agência para o exterior, e para poder explicar para os clientes, temos que saber como funcionam os mecanismos de exportação”, comentou Giovanna.



Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP