Empresários e responsáveis por área financeira participam de palestra do BRDE
19-06-2007 19:10

Neste mês a Caixa Econômica também apresentou possibilidades de financiamento

A Associação Comercial de São José dos Pinhais promoveu terça-feira (19 de junho), na sede da associação, a palestra gratuita Desenvolvimento das Empresas de São José dos Pinhais, organizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. Na ocasião o assessor de diretoria Lourenço de Medeiros Filho, iniciou o encontro enfatizando que o BRDE não é uma instituição financeira apenas de grandes empréstimos. “O BRDE do Paraná, como em outros estados, é vinculado à Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, portanto o banco deve atender aos micro e pequenos empresários”, disse Medeiros.
O palestrante Anderson José Amâncio é analista de projetos e contador do BRDE, e, segundo ele, o evento teve como objetivo divulgar as linhas de financiamento que compreendem recursos de R$ 10 mil a R$ 10 milhões. “Os financiamentos são a médio e longo prazo, voltados às indústrias, comércio, serviços e agropecuária. No caso de micro, pequenas e médias empresas, existem as opções de investimento fixo, capital de giro associado ao investimento fixo e capital de giro isolado, com prazos médios de cinco anos e possibilidade de se estenderem até 12 anos”, falou o palestrante.

Possibilidades de financiamento micro, pequenas e médias empresas:
construção e reforma de prédios e instalações;
aquisição de máquinas e equipamentos novos nacionais, e usados nacionais, quando associado a investimento fixo;
capital de giro associado, ou seja, o capital de giro necessário ao financiamento do aumento de produção e vendas decorrente do investimento realizado;
programas ou projetos em Gestão para a Qualidade;
capacitação tecnológica e desenvolvimento de produtos e processos;
controle ou gestão ambiental e tratamento de resíduos;
conservação de energia; conversão de plantas industriais para o uso do gás natural como fonte energética;
conversão ao gás metano veicular, nas modalidades de oficinas de conversão de veículos, instalações para gás em postos de combustíveis, conversão de frotas de veículos de transporte de passageiros, e outros empreendimentos associados à utilização do gás natural como fonte energética;
treinamento de pessoal e qualificação profissional;
aquisição e desenvolvimento de software e equipamentos turísticos.

Caixa apresentou linhas de crédito na Aciap

A Caixa Econômica de São José dos Pinhais promoveu dia 06 de junho, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviço de São José dos Pinhais - ACIAP, apresentação de diversos produtos voltados às empresas de diferentes setores e escalas comerciais. Segundo a Gerência de Relacionamento da Caixa, o banco, líder no atendimento às pessoas físicas, vem crescendo muito no atendimento às empresas.
Sobre as linhas de crédito, o gerente Luiz Carlos Baszcz, falou principalmente dos produtos de capital de giro, mas também apresentou possibilidades de antecipação de recebimentos e investimentos. “No caso das micro e pequenas empresas existem vários produtos para aumentar o fluxo de caixa, pagamento de 13º salário, antecipação de desconto de cheques e cartões de crédito, e financiamento de construção e mobiliário”, comentou Luiz Baszcz, informando ainda que as linhas de crédito possuem uma sistemática muito parecida no caso das grandes empresas.
Para o presidente da Aciap, Ernesto Wiens, o entendimento pelos associados quanto às diferentes formas de investimentos e financiamento da Caixa Econômica, é muito importante para aumentar a economia local. “São José dos Pinhais está em amplo desenvolvimento e acredito que diversas empresas se estruturam para crescer, mas muitas vezes são necessários recursos dos bancos”, falou o presidente.

Entre os produtos apresentados pela Caixa na Aciap estão as seguintes possibilidades de crédito:
Capital de Giro - Cheque Empresa Caixa (limite de crédito rotativo); Conta Garantida Caixa (para necessidades momentâneas de fluxo de caixa; Crédito Especial Empresa Caixa (crédito sem finalidade específica); e Giro Caixa (empréstimo muito utilizado para pagamento de 13º salário). Antecipação de Recebíveis – Constugiro (para empresas de construção com planos de autofinanciamento); Descontos de Duplicatas (com cobrança e recebimento da Caixa); Descontos de Cheques Pré-Datados (com liquidação nas datas indicadas pelo cliente); e GiroCaixa Instantâneo Múltiplo (limite fixo e flutuante com uso da carteira de recebíveis). Investimentos – Proger (crédito instituído pelo Ministério do Trabalho, com recursos do FAT para geração de emprego); BNDES Automático (crédito a longo prazo); FINAME (financiamento de máquinas e equipamentos); PRODUCARD (material de construção e mobiliário); e PROCAMINHONEIRO (aquisição de caminhões, carrocerias e GPS)



Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP