Entrevista com o presidente
02-02-2007 16:53

O presidente da ACIAP Ernesto Wiens está elaborando junto à sua diretoria um Planejamento Estratégico para o crescimento da entidade


O novo presidente da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviço de São José dos Pinhais - ACIAP-SJP, Ernesto Rodolf Wiens, foi eleito por votação unânime pelo Conselho Deliberativo no dia 18 de dezembro de 2006, para comandar a principal entidade empresarial da Região Metropolitana de Curitiba na gestão 2007-2008.
O professor Ernesto, como é conhecido na comunidade são-joseense, é casado com Karin Wiens, possui três filhos, sendo Simone e João Maurício Wiens, e dois netos do seu terceiro filho, Marcelo Wiens. Durante o segundo mandato do ex-presidente Júlio Canestraro, de 2005 a 2006, Ernesto Wiens, empresário da área educacional, sócio do grupo Ideal/Pilares, foi o vice-presidente da Diretoria Executiva.
Ainda no mês de janeiro Ernesto Wiens anunciou as suas principais medidas no comando da Associação Comercial em prol dos associados, que farão parte de um Planejamento Estratégico, coordenado pelo vice-presidente, Christian Bundt, também ligado à área educacional, como professor e diretor institucional da Faculdade Famec.
Entre os temas a serem desenvolvidos no Planejamento Estratégico estão as seguintes questões: desafiar as empresas para um maior envolvimento com a associação; ampliar as ações na área agrícola e nos projetos de inclusão digital; incentivar parcerias com a classe empresarial na produção de cursos educacionais e técnicos com escolas, centros de pesquisa e faculdades; além da continuidade nos projetos da diretoria anterior junto às secretarias municipais e aplicação de uma gestão administrativa moderna e transparente, gerando o desenvolvimento sustentável e sempre visando o crescimento do associado.
Tribuna da Empresa - O senhor é um professor e empresário muito conhecido em São José dos Pinhais e Curitiba, qual a sua formação educacional?
Ernesto Wiens - Eu tenho a licenciatura em Física pela UFPR de 1969, com especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhei como professor em diversas escolas e instituições educacionais como a Universidade Tecnológica do Paraná (antigo Cefet), e por meio das minhas unidades educacionais, sendo o Colégio Ideal, desde 1979, quando iniciamos os nossos investimentos em São José dos Pinhais, e na Faculdade Pilares, a partir de 2002. No caso da abertura do Colégio Ideal, há 28 anos, foi quando começamos a fazer parte do quadro associativo da Associação Comercial de São José dos Pinhais. Atualmente também sou presidente de uma Convenção de Igrejas Irmãos Menonitas do Brasil, na gestão 2006-2007.
TE - Como foi a sua participação na vice-presidência da ACIAP nos últimos dois anos?
EW - Eu sempre acreditei no trabalho voluntário e associativista da Associação Comercial de São José dos Pinhais, pois é um local onde se concentram idéias e práticas de ações visando o crescimento da sociedade, do município e do País. A minha participação na Diretoria Executiva foi um convite do Júlio Canestraro e, como vice-presidente, foram dois anos de muita experiência. Agora como presidente, iniciamos o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico, que vai dar um maior direcionamento para o futuro da ACIAP, visando uma melhor integração da diretoria com os funcionários e associados. Neste momento cada diretor fará um relatório, para a execução a curto, médio e longo prazo dos planos formulados.
TE - A ACIAP possui atualmente mais de 700 associados. Quais os projetos para o quadro associativo?
EW - O crescimento do associado como empresário e de seus negócios é uma de nossas principais metas, pois isto se reverte diretamente na produção de riquezas do município. Também continuaremos a ser uma ponte entre o associado e o Poder Público, com as parcerias junto ao Executivo e Legislativo.


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP