Faça seu Certificado Digital na Aciap
10-08-2015 13:25

O Certificado Digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações on-line, troca virtual de documentos, mensagens e dados. A tecnologia é uma identidade no meio digital e garante privacidade e autenticidade das informações dos usuários, sejam pessoas elas físicas e jurídicas, na rede, nos acessos à Receita Federal, instituições bancárias, cartórios, entre outras transações online. Na sede da Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap) a certificação é disponível via o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR).

A Certificação Digital garante segurança e agilidade, além de reduzir custos. A assinatura digital tem a mesma validade de uma assinatura manuscrita e autenticada, ou seja, a certificação garante a validade jurídica a todos os atos praticados com o seu uso. Outro fator é a economia de tempo e dinheiro, pois é possível eliminar gastos com deslocamento, autenticação e registro dos documentos assinados, além de ser uma solução sustentável, tendo em vista que documentos digitais reduzem o consumo, armazenamento e manuseio de papel.

Perfil de enquadramento: companhias inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido e entidades equiparadas que precisam da certificação para declarar à Receita Federal as obrigações acessórias. Além de empregadores que necessitem acessar o portal Conectividade Social da Caixa Econômica Federal para a transmissão, via internet, dos arquivos gerados pelo SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social e os empregadores que utilizarem o portal e-social para o envio ao governo das informações sobre os seus empregados. A certificação digital é também uma ferramenta imprescindível para os advogados, proporcionando agilidade e segurança nos processos eletrônicos.

O certificado permite também acesso aos cartórios eletrônicos, acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) para utilização de aplicações, como o SPED e aplicações de outras áreas como saúde, educação, mercado financeiro, Detran e exército.

A assinatura possui data de validade e pode ser renovada uma vez sem a necessidade da validação presencial, por meio da renovação on-line. A renovação seguinte, obrigatoriamente, deve ser realizada presencialmente.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP