Hospital São José reabre oficialmente Centro de Obstetrícia
14-12-2006 13:33

Anna Paula Caldeira, 1ª bebê de proveta da América Latina, nascida no local em 1984, será homenageada com placa comemorativa dia 20 (quarta-feira da próxima semana)

O Hospital e Maternidade São José dos Pinhais reabre oficialmente na quarta-feira, 20 de dezembro, às 8h30, o Centro de Obstetrícia, que foi totalmente reformado como parte do processo de reorganização financeira e administrativa do hospital, entidade filantrópica que esteve perto da falência em novembro de 2005, até receber a nomeação pelo judiciário de seus novos dirigentes, empresários e prestadores de serviço ligados à Associação Comercial de São José dos Pinhais – Aciap SJP.



O evento comemorativo será formado por um café da manhã organizado pelo Conselho da Mulher Executiva da Aciap, que contará com a presença de várias lideranças comunitárias e uma homenagem especial à nutricionista Anna Paula Caldeira, a primeira bebê de proveta da América Latina, nascida no local no dia 07 de outubro de 1984. Na ocasião, será inaugurada uma placa em homenagem a Anna Paula como parte das comemorações dos 50 anos do hospital.



Empresários evitam a falência do Hospital São José
Os diretores da Associação Comercial, em novembro, completaram um ano na direção do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais. Em novembro de 2005 existiam 306 funcionários e apenas três leitos ocupados. A diretoria fez um novo acordo trabalhista e dispensou 56 funcionários, acertando também dívidas anteriores com as associações e sindicatos da área médica, a exemplo, o sindicato dos profissionais de saúde, negociando uma dívida de mais de 600 mil para cerca de 300 mil em vários meses,

além de negociação de dívidas com prestação de serviços privados e públicos.

Meses depois o Centro de Terapia Intensiva foi reaberto com 12 leitos disponíveis para internação particular e do SUS. O Departamento de Pediatria começou a funcionar 24h, com dez médicos e diversas habilitações.
Estão sendo realizadas obras para diminuição no número de entradas de acesso, de seis para apenas duas, reduzindo gastos com pessoal, mobiliário, luz e controle de entradas e saídas. Com o sucesso no uso de gerador para poupar energia, uma empreiteira fez a perfuração gratuita de um poço artesiano em cerca de 200 metros para diminuir o consumo de água, faltando agora a instalação de uma caixa de água de grande capacidade, o que reduzirá muito os custos de lavanderia.



No dia 26 de novembro um baile beneficente em prol do hospital teve patrocínio de várias empresas da cidade no pagamento dos custos de produção, banda e jantar, resultando no destino de 100 % de repasse do dinheiro, proveniente de 500 convites a cem reais, gerando 50 mil reais de doação.

Marcos Rosa Filho - Jornalista



Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP