Industriais são homenageados no Dia da Indústria 2008 da Aciap
30-05-2008 14:01

O presidente da Aciap, Ernesto Wiens, e os homenageados Wilmar Durante (Artely), André e Jorge Abage (Conduspar), Hermes Schultz (Comporta), e o diretor de Assuntos da Indústria da Aciap, Júlio Canestraro


A Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços de São José dos Pinhais – Aciap SJP, realizou na segunda-feira (26 de maio), no Buffet Imperial, o jantar do Dia da Indústria 2008, na presença de 300 convidados, como parte das comemorações nacionais do setor em 25 de maio.
O evento reuniu diversos representantes do setor empresarial e público como o presidente da Associação Comercial, Ernesto Wiens, e o diretor de Assuntos da Indústria da entidade, Júlio Canestraro, o presidente da Faciap, Ardisson Akel, o prefeito e o vice-prefeito, Leopoldo Meyer e Toninho da Farmácia, o deputado federal Luiz Carlos Setim, o vereador Walder Mulbak, que representou o presidente da Câmara, Assis Pereira, e vários secretários municipais e demais líderes da comunidade.
Os premiados deste ano foram as empresas Artely (Troféu Empreendedor Dr. Percy Eduardo Isaacson), representada por Wilmar Durante, a Conduspar Condutores Elétricos (Troféu Desenvolvimento Tecnológico Dr. Antonio Rodrigues Gallego), representada por André e Jorge Abage, e o empresário Hermes Schultz (Troféu Associativismo Dr. Bernardo Luiz Gapski), atual presidente do Conselho Deliberativo da Aciap, e proprietário da Comporta Painéis Decorativos.
De acordo com o presidente da Aciap, Ernesto Wiens, o Dia da Indústria é uma data de comemoração, baseada nos destaques econômicos, mas importante para as discussões sobre o social. “O País cresce mas também apresenta problemas antigos como a dengue, tendo um pé no primeiro mundo e um pé no subdesenvolvimento. E o desafio é a busca pelo equilíbrio na geração de renda”, comentou Wiens.
Para o prefeito Leopoldo Meyer as empresas e empresários representam o desenvolvimento da cidade, e não apenas devido ao setor automotivo. “Os índices de aumento econômico de São José dos Pinhais, em vários setores neste ano, continuam em alta, alçando o município como protagonista do crescimento do País”, destacou Meyer.
O diretor para Assuntos da Indústria da Aciap, Júlio Canestraro, que também é o segundo vice-presidente da Faciap, enalteceu a qualidade das indústrias homenageadas e pediu maior apoio do poder público na geração de empregos e renda. “É uma alegria estar com os amigos e exemplos de trabalho árduo, que atingiram grande destaque, mas principalmente chamo a atenção dos governos, quanto a necessidade de incentivo às micro e pequenas empresas, e cabe à classe empresarial, se unir e ter uma só voz para se representar, pois deixo aqui uma pergunta, a chamada semana de 40 horas, não deveria ser tema de maiores debates entre a classe e comunidades?”, perguntou Júlio Canestraro.
A palestra que antecedeu o jantar foi ministrada pelo consultor para assuntos de economia de empresas privadas e instituições, o industrial Luiz Antonio Fayet, que fez uma explanação sobre o processo de industrialização de São José dos Pinhais e região.
O evento contou com patrocínio das seguintes empresas: Soviagem Turismo e Câmbio, Metalus Indústria Metalúrgica, Makisiwa, Faculdade Famec, Uniodonto, Wood Arte Móveis, Metal Franca, Inescap, Cia Branco e Metalúrgica Imperador.

Empresários homenageados anunciaram crescimento
O empresário Hermes Schultz ao receber a homenagem agradeceu o respeito da classe empresarial e anunciou que o sucesso da Comporta levou a empresa a se tornar recentemente uma S/A. “É um troféu importante e todo dia nesta cidade aprendemos e ensinamos. Agradeço esta gentileza da Associação Comercial em nome da diretoria e funcionários, principalmente neste período tão significativo em que a Comporta se torna uma empresa S/A”, disse Hermes.
Para o representante da Artely, uma das maiores empresas do País na produção de móveis de complemento de sala, Wilmar Durante, foi impossível não lembrar do início da empresa em São José dos Pinhais, num momento de grande industrialização. “Há menos de duas décadas vendemos as instalações no Rio Grande do Sul e apostamos seriamente neste município, onde nos sentimos cada vez mais são-joseenses. Portanto agradecemos de coração esta premiação e todo o sucesso alcançado”, falou Wilmar.
Segundo o empresário Jorge Abage a Conduspar, que nasceu da atuação comercial da empresa Irmãos Abage, é uma referência da dedicação da família para um novo ramo, o industrial. “As empresas agora são comandadas pelos filhos. A sede da Conduspar era uma chácara em São José dos Pinhais, e a partir do município, hoje, o comércio internacional gerado pela Conduspar, se fortalece cada vez mais, principalmente com Santiago no Chile, onde temos a nossa distribuidora. A expectativa é de 2008 terminarmos com faturamento de 300 milhões de reais, e estes números fazem parte do trabalho de 300 funcionários”, disse Jorge.







Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP