Lançamento do São José dos Pinhais Exportador reuniu profissionais e empresas do comércio internacional
10-04-2006 20:17

A Câmara Setorial de Comércio Exterior realizou no último dia 31, no Hotel Bristol Dom Ricardo, o lançamento do Projeto SJP Exportador. O objetivo da iniciativa de integração do setor de comércio internacional da região foi alcançado na apresentação do programa que contou com a presença de vários profissionais e empresas exportadoras, incluindo representantes de logística que trabalham em comercialização aérea, portuária e rodoviária.
No lançamento houve palestra do profissional de Comércio Exterior, o economista Fábio Martins Faria, diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior - DEPLA, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. Entre as empresas e instituições patrocinadoras e apoiadoras estavam os seguintes nomes: SEIM - Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Prefeitura de São José dos Pinhais, Sistema Fiep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Centro de Educação Tecnológica Tupy, Sicredi, Cexpar, Infraero, Correios, Caixa Econômica Federal, Log Intel, Senac Paraná e ES Logística.
SJP Exportador
O projeto criado pela Câmara Setorial do Comércio será desenvolvido a fim de trazer meio e recursos técnicos para integralização da cidade no cenário internacional de comércio, envolvendo os processos de integração econômica entre o Brasil e outros países, além de capacitar às empresas e orientar o empresariado são-joseense para a abertura de novos mercados, prestando informações e direcionando os caminhos a serem seguidos no mercado externo para realização de negócios. Ofertando serviços de apoio à atividade empresarial de comércio exterior acompanhando a evolução, criando novos serviços para as empresas, implementando, adequando os serviços existentes para as novas realidades de mercado. Atuando firmemente na representação dos associados e das classes. Convocando as autoridades envolvidas com assuntos de comércio exterior para participarem das reuniões da câmara, organizando palestras. Divulgando as oportunidades de negócios oferecidas através da formação de joint-ventures, feiras, missões, seminários, e cursos da área internacional. Emitindo certificados de origem. Realizando parcerias com as Câmaras Bilaterais de Comércio e os Consulados, promovendo eventos, workshops, seminários, missões e rodadas de negócios, etc. Trabalhando na disseminação da cultura exportadora, com o objetivo de fomentar as exportações das empresas de São José dos Pinhais, auxiliando micro, pequenas e médias empresas no ingresso ao mercado internacional.

Cronograma do 1º semestre de 2006

Abril
• Cadastro das empresas para a participação no programa
• Reunião da rede nacional de agentes de comércio exterior-MDIC
• Palestra sobre as atividades da Câmara de comércio Exterior ( ACIAP )
• Palestra sobre o panorama do comércio exterior de São José dos Pinhais

Maio
• Palestra sobre ferramentas de apoio ao comércio exterior - exporta fácil ( Correios )
• Palestra sobre ferramentas de apoio ao comércio exterior - Brasil trade net - MRE
• Treinamento em comércio exterior - Redeagentes - MDIC
• Lançamento do troféu São José dos Pinhais Exportador

Junho
• Palestra sobre documentos para exportação
• Palestra tema - Erro Zero na Exportação - Receita Federal
• Palestra sobre importação - Senac
• Palestra sobre o IPPEX- Faciap


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP