Profissionais da área de construção e imobiliárias discutem novo decreto estadual que impede projetos em dezenas de bairros de São José dos Pinhais
04-05-2015 16:42

Na última quinta (30), a Câmara Setorial de Construção, Engenharia e Arquitetura, em parceria com a Câmara Setorial das Imobiliárias, promoveu, na sede da Aciap, reunião com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), para apresentar as novidades e impedimentos às novas construções do decreto estadual de número 745 (13/03/2015). A nova medida, que propõe apenas uma construção por lote mínimo. abrange uma área urbanizada de dezenas de quilômetros entre a BR 116, Avenida Rui Barbosa e BR 277.
Localidades, como o chamado Grande Afonso Pena, poderão ter apenas uma propriedade, como casas, em terrenos de até 360,00 m², o que inviabiliza a construção de residências geminadas e de sobrados.
“Fomos pegos de surpresa, mas estamos nos atualizando para acompanhar de perto estas restrições em uma região tão povoada”, comenta Eloi Bastos, coordenador da Câmara Setorial de Construção, Engenharia e Arquitetura, que está diretamente envolvido na causa com a coordenadora da Câmara Imobiliária, Solange Delfim, e o delegado distrital do Creci-PR, Dilermando Eleutério. “Não tivemos nenhuma audiência pública convocada pelo governo do Estado ou outro órgão. Os empresários contratam os corretores para investir, saem todas as autorizações, os arquitetos e engenheiros elaboram os projetos e agora não é mais possível construir, ou seja, é algo inadmissível”, questiona Dilermando Eleutério.
Segundo o diretor técnico da Comec, Sandro Setim, o novo decreto apenas reforça temas já amplamente discutidos na Câmara Federal. “Projetos, que fazem parte do novo Código Florestal, tratam da preservação das bacias e mananciais e a Comec está atualizando a legislação estadual”, explica Sandro Setim.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP