Provedores do Hospital SJP destacam continuidade do envolvimento dos empresários da ACIAP
31-07-2007 13:31

O presidente da Aciap e vice-provedor do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, Ernesto Wiens, com o vice-presidente da Aciap e provedor do hospital, Christian Bundt, e o presidente do Conselho Deliberativo da Aciap e ex-provedor do hospital, Ivan Rodrigues


A Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviço de São José dos Pinhais – Aciap SJP, durante reunião da Diretoria Executiva, divulgou a continuidade do trabalho voluntário da entidade à frente do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, o maior hospital da Região Metropolitana de Curitiba, com participação do presidente Ernesto Wiens e o vice-presidente da Associação Comercial, Christian Bundt, respectivamente vice-provedor e provedor do hospital.

De acordo com o provedor Christian Bundt, os convênios de 12 meses firmados, em maio, com o governo do Estado (R$ 100 mil), e, dia 23 de julho, com a Prefeitura Municipal (R$ 150 mil), vão evitar que o hospital feche as portas, pois representam quase todo o valor necessário para a manutenção mensal dos serviços médicos e administrativos. “Uma pena que o convênio com a Prefeitura demorou para ser feito, pois isso deflagrou novamente uma pendência financeira, mas as contas estão praticamente em dia. Agora teremos que retomar o saneamento financeiro, que já estava feito em maio, por obra da gestão anterior. Atualmente existem mais de 90 leitos disponíveis, sendo 60% deles reservados para o atendimento do SUS. A Aciap há tempos ajuda o Hospital, mas entendemos que esta causa é muito maior, pois necessita do envolvimento de toda a sociedade, por isso a presidência da associação assumiu a direção do hospital em maio, para dar continuidade ao trabalho anterior”, disse o provedor.



Investimentos privados

Desde o crescimento da crise financeira e administrativa ao final de 2005, o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais está recebendo recursos financeiros e por meio de obras e materiais da comunidade empresarial são-joseense. “Os recursos da Prefeitura e governo do Estado são importantíssimos para a continuidade dos serviços do hospital e, agora, vamos em busca de mais auxílio da iniciativa privada para as reformas e melhorias de infra-estrutura de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária”, contou Christian, acrescentando que a atual diretoria vai completar os três anos de mandato da classe empresarial à frente do hospital, previsto para terminar em fevereiro de 2009. Os avisos prévios de todos os funcionários, anunciados em maio, foram revogados. O pronto socorro continua fechado, sendo viável a abertura apenas após a reorganização administrativa e financeira.



Trabalho voluntário

O envolvimento voluntário dos empresários e prestadores de serviço da Aciap no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais se iniciou em outubro de 2005. Em pouco menos de dois anos foram pagas e negociadas várias dívidas junto a empresas fornecedoras da área médica, com os trabalhadores do SINDESC – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Assistência à Saúde de Curitiba e Região Metropolitana, pagamento de dívidas com empresas de telefonia, água e luz, inclusive de dívidas trabalhistas que evitaram a não penhora do prédio. Ao final de 2006 o hospital conquistou a certidão negativa de débito junto aos cartórios da cidade.




Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP