Próximo sábado (17), acontece em SJP a etapa regional do Feirão do Imposto
13-09-2011 19:17

Associação Comercial mobiliza sociedade para reflexão sobre a carga tributária e aplicação pelo Poder Público dos recursos



No dia 17 de setembro, a Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap) realiza a sua etapa regional do Feirão do Imposto, mobilização dos empresariados frente à excessiva carga de impostos do Poder Público. Além da conscientização quanto ao peso dos tributos na economia do País, existe a reflexão em relação ao fraco retorno para a sociedade do que é arrecadado, como nas áreas de Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura. A ação de mobilização será por meio de uma barraca instalada na Rua XV de Novembro, em frente da Pernambucanas, das 9h às 16h.

A iniciativa no Estado é da Associação Comercial do Paraná (ACP) e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Para o presidente da Associação dos Contabilistas de São José dos Pinhais, o contador Claudemir Gibrim, será uma boa oportunidade para que todas as classes sociais entendam o quanto a força produtiva tem quer ser maior para saldar os impostos. “Os tributos são para a sociedade e devem ser usados para a qualidade de vida desta sociedade, o que sabemos que está longe de ocorrer”, diz Claudemir Gibrim.

O presidente da Aciap, Auro de Paula, lembra que na maioria das vezes as taxas de tributos são pagas antes das vendas e serviços darem retorno comercial. “Em muitos casos, como as contribuições previdenciárias, o prazo máximo para recolhimento é de 40 dias. O recebimento pela venda ou trabalho geralmente é superior a 45 dias”, comenta Auro de Paula, empresário da área de combustíveis, setor que paga 43% em cada litro de gasolina.

A cada minuto os brasileiros pagam cerca de R$ 2,7 milhões em impostos, valor demonstrado pelo Impostômetro, ferramenta criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que pode ser acessada pelos sites www.ibpt.com.br ou pelo www.impostometro.com.br. Segundo a entidade, em 2011 a arrecadação do Poder Público em impostos será de R$ 1,45 trilhão.



Serviço:

Etapa São José dos Pinhais do Feirão do Imposto
Rua XV de Novembro, em frente da Pernambucanas, das 9h às 16h.

Assessoria de Imprensa jornalista Marcos Rosa Filho – 41-9641-9674
Associação Comercial de São José dos Pinhais
41-3525-0801

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP