Renasce o empresário empreendedor...
10-04-2015 20:11

Em tempos de crise financeira, muitas empresas se vêem diante de um difícil dilema: abandonar o sonho para não ter mais prejuízos, ou levantar-se das cinzas, tal como a fênix, e seguir em frente? Na atual conjuntura, é possível perceber que o empreendedorismo no Brasil não é definido por cor, idade, nível social ou região, e sim pela dedicação, pelo seu otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo e, principalmente, persistência e resiliência.
Em resumo, transmuda-se em fênix, e sempre renasce!
Afinal, empreender no Brasil é um desafio para super-heróis e exige um nível muito alto de dedicação e dinamismo. Desde a burocracia para se abrir uma empresa, até a desgastante imposição do cumprimento das infindáveis obrigações acessórias. Assim, o que verdadeiramente define o empreendedor é uma raça enorme para encarar os desafios do dia a dia. Ele é um super-herói de várias facetas. Para ele, o ótimo é inimigo do bom. Os recursos nunca são o suficiente, mas é preciso ir à luta mesmo assim. Apagar incêndios muitas vezes faz parte da rotina. E o equilíbrio? Geralmente fica para depois.
Essa batalha diária só é possível se amparada por uma motivação muito forte. Afinal, não só a empresa precisa se adaptar ao mercado, mas o próprio empreendedor precisa se adaptar às diferentes fases de sua empresa e as etapas que a empresa precisa transpor ao longo da sua existência. Os negócios envolvem pessoas e relacionamentos, o que aumenta muito a complexidade de algumas decisões que precisam ser tomadas. A adaptação é necessária e “relutância à mudança” não pode fazer parte do vocabulário de um empreendedor.
Em geral, um dos fatores da administração empresarial que agrava a situação da empresa e a torna insustentável é o desperdício, a falta de habilidade de gerenciar os produtos, os estoques e também o material humano da empresa. Todavia, o empresário empreendedor consegue ver, na fumaça de suas angustias, que a sua empresa não é única com problemas em gerenciar a crise e a própria empresa. Percebe que até quem está há muito tempo no mercado desperdiça material e energia, e constata que o modo mais acessível, senão o único, de sair dessa situação é deixar de lado velhos paradigmas acerca da concorrência com empresários do mesmo ramo ou da mesma região. Compreende que o fortalecimento é a arma de todos para todos.
A nova fase então se reflete na forma como a empresa encara o seu negócio. O empreendedor procura se distanciar de outras empresas que apenas visam o próprio lucro a despeito da sociedade em que vive, das pessoas de quem se serve a quem serve. Esse empreendedor busca ser conhecido por ser uma marca humana, batalhadora, fortalecida pelo associativismo. É precisamente este, um dos objetivos da existência da Aciap, que procura sempre apoiar a empresa ao longo de sua existência, disponibilizando vários serviços, cursos de qualificação e, principalmente, sendo a Casa do Empresário, onde estes podem trocar experiências, aprender e desabafar as suas angustias. A Aciap é a voz e a vez do empresário, pois ele não está sozinho na sua luta.
E, por assim ser, a Aciap acaba por se tornar a casa da sociedade são-joseense, empresários ou não, na medida da responsabilidade social das várias ações que desenvolve e das frentes em que atua, como representante dos cidadãos, como no Plano Diretor da Cidade, além dos vários Conselhos Municipais que se faz presente. Por isso, renova-se o convite para que o empresário venha fazer parte dessa força, trazendo o dinamismo e a fortaleza inerente ao empreendedor brasileiro.


Por Solange Gibrim, membro da Câmara Setorial de Advocacia e Secretária Geral da Aciap.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP