Serviço de consulta ao crédito é oferecido para consumidores
17-03-2015 16:16

Serviço de consulta ao crédito é oferecido para consumidores

O serviço de consulta ao crédito é oferecido pela Aciap de São José dos Pinhais há mais de 18 anos, tanto para pessoa física quanto jurídica, e visa incentivar os consumidores a consultar o serviço central de proteção ao crédito (SCPC) e, assim, proporcionar a localização da empresa que incluiu seu nome para efetuar o pagamento.

Em São José dos Pinhais, apenas a associação comercial tem habilitação para consultar o sistema de proteção ao crédito, que é composto de mais de 350 milhões de informações de pessoas físicas de todo o país. “É importante que o consumidor consulte seu nome em órgãos confiáveis para regular seus débitos com mais segurança”, explica Shirlei Adriana Chiodi, da Aciap.

O SCPC, criado em 1955, tem o objetivo de auxiliar as empresas e trazer mais segurança nas operações comerciais. A Análise desta consulta auxilia na liberação do crédito antes de efetivar a venda, diminuindo os riscos de inadimplência no estabelecimento. Outra vantagem para as empresas é que o devedor fica com acesso restrito ao crédito até que a dívida seja quitada.

A consulta ao crédito é feita na hora, e é necessário a apresentação dos seguintes documentos:
Pessoa física - RG, CPF, CNH ou Carteira de Trabalho (original).
Pessoa jurídica - Contrato Social e RG e CPF do Proprietário (original).

Para terceiros - Procuração com firma reconhecida em cartório, RG e CPF (Original).

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

A Aciap de São José dos Pinhais parabeniza os consumidores pelo seu dia, que foi comemorado no último domingo, 15 de março. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído em 1962 pelo presidente dos Estados Unidos, John Fritzgerald Kennedy.

O consumidor tem direitos que são fundamentais, e são eles: proteção da vida e da saúde; educação para consumo; liberdade de escolha de produtos e serviços; informação; proteção contra publicidade enganosa e abusiva; proteção contratual; indenização, acesso à justiça; facilitação da defesa de seus direitos e qualidade dos serviços públicos.

Serviço

O serviço de consulta ao crédito é feito no Balcão da Aciap e tem um custo de R$ 3. Mais informações podem ser obtidas, durante o horário comercial, pelo telefone (41) 3525-0801, ou pessoalmente (Rua Joaquim Nabuco, 1869).

Texto: Jorge Camargo.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP