Serviço online exclui responsabilidade do contabilista sobe empresas abandonadas
02-04-2015 19:48

Os contabilistas não são mais responsáveis por empresas abandonas. De acordo com o Decreto nº 12.232/2014, a Receita Estadual do Paraná disponibilizou em seu site o serviço de exclusão da responsabilidade que o contabilista tem sobre empresas abandonadas, encerrando assim qualquer vínculo do serviço contratado e e facilitando a rotina burocrática junto aos órgãos responsáveis.

Para Alexandre Cruz, que é coordenador da Câmara Setorial de Contadores da Aciap de São José dos Pinhais, esse serviço vem agilizar o trabalho do contabilista. “São vários os benefícios que agregam esse serviço já que muitas pessoas abandonam suas empresas e o contador vinculado acarreta uma série de responsabilidades”, afirma ele.

Esse serviço atende a uma antiga reivindicação da classe contábil paranaense e tem a finalidade de desburocratizar procedimentos e possibilitar a comunicação com a Receita Estadual do fim de vínculo entre o profissional contábil e o estabelecimento para o qual lhe foi atribuída anteriormente a responsabilidade técnica-contábil.

Para acessar o serviço, o contabilista deve entrar no site da Receita Estadual e, no menu lateral, acessar o cadastro de contribuinte, depois alteração cadastral, dados cadastrais e seguir as orientações.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP