A Pontifícia Universidade Católica do Paraná será homenageada na quarta-feira (15) pela Câmara de Vereadores são-joseense
13-04-2009 18:43

Em comemoração aos 50 anos de fundação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC/PR, a Câmara de Vereadores homenageia a entidade, nesta quarta-feira, 15, às 19h. Na ocasião será entregue ao reitor da PUC/PR, Clemente Ivo Juliatto, Diploma de Votos de Louvor e Reconhecimento, proposto pelo vereador Bira do Banco (PT) e aprovado por unanimidade pelos demais membros do Legislativo são-joseense.

O proponente da homenagem, Bira do Banco, se formou em Administração no ano de 1998 na PUC de São José dos Pinhais. “Como ex-aluno me orgulho muito em poder homenagear esta universidade que tem se destacado na formação de profissionais capacitados e comprometidos com valores éticos”, declarou.

A história da PUCPR remonta ao ano de 1959, quando foi criada a Universidade Católica do Paraná, resultado do sonho e do trabalho de Dom Manuel da Silveira D’Elbox, então Arcebispo Metropolitano de Curitiba. A instituição, que reuniu faculdades e escolas ligadas à Igreja Católica, foi reconhecida pelo Governo Federal em 1960 e foi mantida por ordens religiosas e pela arquidiocese da capital paranaense até a década seguinte.

Em 1973, a pedido do então Arcebispo Dom Pedro Fedalto, a universidade passou a ser administrada pela Congregação dos Irmãos Maristas e mantida pela Associação Paranaense de Cultura. A pedagogia da congregação é baseada nos ideais de seu fundador, São Marcelino Champagnat.

O compromisso com a formação integral – associada à pedagogia familiar-, a simplicidade, o trabalho, a constância, a motivação e a competência profissional alicerçou as bases da instituição para o crescimento. Em 1991 foi fundado o campus de São José dos Pinhais para abrigar os centros de Ciências Sociais Aplicadas e de Ciências Agrárias e Ambientais.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais