Adelino Venturi recebe Título de Cidadão Honorário
12-07-2013 20:22

A Câmara Municipal, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (11), concedeu Título de Cidadão Honorário ao empresário do ramo imobiliário, Adelino Venturi. A homenagem foi concedida através da lei nº 2189/13, de autoria do vereador professor Marcelo.

Para o vereador, o Título é o reconhecimento do legislativo e da sociedade para com Venturi, que também é voluntário em várias causas sociais. “Atualmente, fazer o bem é algo extraordinário e Adelino faz a diferença através de seu apoio à Appam (Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele), entre outros projetos sociais”, disse Marcelo.

Também fizeram uso da palavra o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o deputado federal Leopoldo Meyer e o prefeito Luiz Carlos Setim. “Sempre acompanhei o trabalho do Adelino e sei que ele se dedica aos interesses do município, sendo presença marcante em seu desenvolvimento. Por isso, este Título de Cidadão Honorário é mais do que justo”, afirmou o prefeito.

Após receber as homenagens, tanto da Câmara quanto de grupo de atletas de futebol feminino ao qual apoia, Adelino Venturi fez uso da palavra para agradecer a lembrança e presença de todos. Em discurso, ele falou de sua trajetória, do início da vida em São José dos Pinhais e das dificuldades encontradas. “Educação familiar, gosto pelo trabalho, fé cristã, respeito pelos mais velhos, gosto pela natureza, são alguns dos princípios que herdei de meus pais e que me fazem a pessoa que sou hoje. Esses princípios não têm preço”.

Além dos citados, também estiveram presentes os vereadores Luiz Monteiro e professor Assis; o secretário de cultura, Amarildo Rosa; o secretário de planejamento, Rafael Rueda; familiares e amigos do homenageado.

Biografia

Adelino Venturi é natural de Rio do Sul, Santa Catarina, casado com Cibele Venturi, pai de três filhos e avô de três netas. Descendente de italianos, alemães e poloneses, é nascido em lar modesto, onde seus pais trabalhavam na roça, priorizando o sustento e educação dos filhos.

Concluiu os 1º e 2º graus no seminário diocesano de Lajes. No fim de 1967, mudou-se para o Paraná, passando no vestibular de Filosofia Pura da Universidade Católica do Paraná. Em 1971, já professor de alguns cursos emergentes em Curitiba, foi responsável como pesquisador e escritor da mais completa Enciclopédia de Ensino Fundamental do Brasil. Em 1974, juntamente com outros professores, fundou o curso e colégio Unificado.

Em São José dos Pinhais, já como corretor de imóveis e empresário conhecido, foi coordenador da Câmara Setorial Imobiliária na Aciap, 2007-2008. Nessa oportunidade, engajou-se como voluntário nas atividades da Appam (Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele). Também apoia o time de Futebol Feminino por Excelência através da doação de uniformes e agasalhos para as 40 participantes. Além disso, apoia atletas desde 2008, como a equipe de kung fu e triatlo.

Estabeleceu-se no município e vem trabalhando no ramo imobiliário há 20 anos, sendo diretor da Venturi Consultoria Imobiliária há 17.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais