Alberto Setnarsky reúne-se com produtores de vinho e Ministério da Agricultura
13-11-2013 11:41

Ciente da importância da vitivinicultura para o município de São José dos Pinhais e preocupado com as dificuldades dos profissionais em regularizar os estabelecimentos produtores de vinho, o vereador Alberto Setnarsky promoveu, na tarde dessa segunda-feira (11), reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para debater o tema e apontar possíveis soluções para o setor.

No último dia 05 de novembro, foi aprovada pela câmara dos deputados, a redação final do projeto de lei 2693/2011, que regulamenta a produção de vinho colonial no Brasil. A seguir, o projeto segue para análise e aprovação do Senado. “Trata-se de um importante avanço legal, pois até hoje, o vinho colonial não era admitido nem reconhecido pelos órgãos fiscalizadores”, afirmou o vereador.

Estiveram presentes, na ocasião, os produtores de vinho do Caminho do Vinho, que vêm tentando, já há algum tempo, regularizar as suas propriedades, ainda sem sucesso. Segundo relataram, a maior dificuldade está no atendimento da atual legislação, que não possui tratamento diferenciado para o pequeno produtor, especialmente para aqueles que vivem em regime de agricultura familiar. A burocracia, de acordo com os produtores, é tamanha que torna inviável a continuidade das atividades em muitos casos.

Também esteve presente o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – SIPOV do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elton Massarollo, que buscou orientar os produtores, sanando dúvidas e colocando toda a estrutura da superintendência à disposição daqueles que necessitam regularizar suas atividades frente ao ministério.


Assessoria de Imprensa

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais