Alunos da Contenda assistem aula na Câmara Municipal
27-05-2011 11:36

Estudantes do Colégio Eunice Borges da Rocha tiveram aula sobre os três poderes e democracia.


Cerca de quarenta alunos do último ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Eunice Borges da Rocha saíram de suas rotinas da sala de aula para aprenderem sobre democracia na Câmara Municipal. Na ocasião, os estudantes também assistiram a sessão ordinária desta quinta-feira (26) e conheceram as dependências do Legislativo.

A iniciativa de ministrar uma aula sobre os três poderes e democracia na Câmara Municipal foi do professor de sociologia, Paulo Hannesch. “Acredito que a Câmara é a instituição política mais próxima da comunidade e mais receptiva também. Trouxe os alunos para a sede do Legislativo para eles conhecerem os trabalhos dos vereadores e aprenderem qual a importância da democracia e da participação popular no processo político”, afirmou o professor, que já trabalhou na Casa com o vereador Onildo (PT).

Durante a sessão ordinária, o vereador fez uso da palavra em tribuna para parabenizar o professor e explicar aos alunos as principais funções de um legislador municipal. “O papel do vereador não se resume às sessões ordinárias, estamos o dia todo resolvendo problemas, atendendo a população”, declarou Onildo. O vereador também convidou os alunos, seus pais e demais familiares para acompanharem sempre as sessões ordinárias da Câmara.

Para o professor Paulo, só conhecendo as funções dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – é que os jovens poderão exercer a cidadania de maneira democrática. “Não há participação sem conhecimento. Precisamos conhecer nossos direitos e deveres para votar conscientemente e praticar a cidadania”, esclareceu.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais