Alunos do Colégio Silveira da Motta recebem instruções sobre plantio de ervas medicinais
11-11-2004 16:51

Durante esta semana o engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Lubas, proferiu palestras aos alunos do colégio estadual Silveira da Motta, atendendo solicitação da Câmara de Vereadores Mirins daquele estabelecimento de ensino.
O objetivo do convite foi buscar subsídios para dar cumprimento ao projeto de Lei nº 01/2004, aprovado por aquele legislativo mirim, que dispõe sobre o plantio de ervas medicinais, árvores e flores no referido educandário.
Além do pioneirismo de ser o primeiro projeto de lei apresentado por uma Câmara Mirim, este também demonstra a preocupação dos jovens em buscar formas de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino com vistas a preservação do meio ambiente.
Segundo o presidente da Câmara Mirim do Colégio Silveira da Motta, Paulo Neumann, de acordo com a lei aprovada, tanto a direção, como a equipe pedagógica, os professores e alunos farão o acompanhamento da execução do que determina o projeto. “O plantio e manutenção das referidas plantas ficarão a cargo dos alunos nas disciplinas de geografia e biologia do ensino fundamental e médio, sendo que os professores dessas matérias e de ciências ficarão encarregados de formar equipes e estas de providenciar o material necessário para o desenvolvimento do projeto, tais como mudas, vasos, adubos e ferramentas”, esclareceu ainda ele.
O palestrante, Marcelo Lubas, depois de discorrer sobre as principais ervas medicinais plantados no município e formas de plantio, se colocou a disposição para continuar dando suporte técnico, após a implantação do projeto.”Iniciativas como estas são de suma importância para despertar nas futuras gerações a consciência sobre a preservação do meio ambiente, inclusive da produção orgânica, evitando a poluição dos lençóis freáticos existente no nosso município”, acrescentou Marcelo.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Cezar Franco (PP), este é mais um resultado positivo do programa Vereador Mirim, implantado pelo legislativo são-joseense ano passado, que vem superando as expectativas. Ainda, conforme ele, os jovens estudantes têm demonstrado um nível de conscientização elevado, tanto no que se refere aos problemas das suas comunidades como sobre temas que afligem a toda humanidade, caso da necessidade da preservação do meio ambiente.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais