Aos 90 anos ex-vereador Raul Setim é homenageado pela Câmara Municipal
18-11-2010 19:15

Na manhã dessa quinta-feira, 18, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, durante a sessão ordinária, prestou homenagem ao ex-vereador do município Raul Setim, que está completando 90 anos de idade no próximo dia 21. A proposição foi dos vereadores Bira do Banco e Carlos de Castro, pelo Requerimento nº 164, de 11 de novembro de 2010, sendo aprovada pelos demais membros do Legislativo.

Na ocasião foi entregue ao ex-vereador, Raul Setim, Diploma de Votos de Louvor e Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados junto à comunidade de São José dos Pinhais, tanto como profissional quanto como líder espiritual.

Estiveram prestigiando o acontecimento o seu único filho, o empresário João Setim Junior, e suas netas, a jornalista Mauren Lucrécia e a educadora física Maria Eugênia, além de outras autoridades políticas são-joseenses e membros da comunidade local.

O vereador Bira do Banco, como orador oficial, fez uso da Tribuna para falar um pouco da vida do homenageado. Segundo Bira, Raul Setim é são-joseense, nascido no Rio de Una, em 21 de novembro de 1920. “Nono dos 14 filhos da italiana Verginia Andrigueto com o brasileiro Antonio Setim, Raul foi um menino esperto que ajudava os pais no armazém da família, no Rio de Uma e quando tinha 15 anos foi chamado por um parente para ajudar nas viagens e fretes feitos pelo caminhão da família, e nunca mais deixou a profissão de motorista”, acrescentou o vereador.

Ainda, conforme falou o orador, em 1944 Raul conheceu a bela e jovem professora Lucrécia da Rocha, com quem casou um ano depois, na pequena Igreja do Rio de Una. Na comunidade, o casal se destacava pelo zelo com as coisas e trabalhos da igreja, sendo Raul Presidente do Conselho Paroquial durante 12 anos – cargo conquistado pelo voto dos paroquianos e na década de 50, vieram para o centro de São José, onde fixaram residência.

Aqui, esclarece Bira, envolvido com o quadro político da cidade, Raul foi convidado pelo Partido Social Democrático (PSD) a concorrer ao cargo de vereador – que naquela época não oferecia salário. Pensando que poderia colaborar para o progresso de sua cidade e de toda população, ele aceitou; e foi eleito vereador em 1960. Apesar da vontade em ajudar ainda mais a comunidade, logo nos primeiros meses de mandato Raul foi ficando descontente com alguns costumes e práticas políticas daquela época, preferindo se afastar da Casa de Leis.

Justificando a homenagem recebida, Bira lembrou que o papel social de Raul Setim, porém, não acabou com o fim de seu mandato. Ele continuou presente e útil em sua comunidade religiosa, que passou a ser a Paróquia do Senhor Bom Jesus, ajudando desde o início da construção da igreja, inclusive nas campanhas para arrecadação de fundos. Mais tarde virou ministro da eucaristia e responsável pelo zelo do bosque e do salão de festas da igreja.

O homenageado também foi o responsável pela implantação do projeto “Infância Missionária”, que envolve crianças e jovens. Até hoje, aos 90 anos, visita os enfermos e leva eucaristia para os doentes da comunidade. Ele também faz questão de se informar sobre o processo político do País e de São José dos Pinhais.

Após receber a homenagem, emocionado Raul Setim agradeceu aos vereadores e ressaltou o trabalho de todos. Os vereadores Walder Mulbak, Onildo, Toninho da Anderson, Imar Augusto e Joel Almeida fizeram uso da explicação pessoal para também falarem sobre a importância do homenageado para o desenvolvimento social e político do município.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais