Aprovada Lei das sacolas oxi-biodegradáveis
04-04-2008 11:53

Visando a diminuição do impacto ambiental causado pelos plásticos, que demoram em torno de 500 anos para se decompor, o vereador Marcos da Vidofer apresentou projeto de Lei, que dispõe sobre a substituição de sacolas plásticas convencionais, distribuídas principalmente por supermercados, por sacolas oxi-biodegradáveis.

A referida matéria foi aprovada ontem (03), em segundo turno, por unanimidade. Após sancionada pelo prefeito e publicada no jornal oficial do município, os estabelecimentos comerciais localizados em São José dos Pinhais terão o prazo de um ano para se adequar a nova lei.

No município, algumas redes de grandes supermercados já fazem uso das sacolas oxi-biodegradáveis, que significa que o plástico será degradado e absorvido pelo ambiente tanto no ar como no solo. Enquanto a sacola comum leva centenas de anos para se decompor, as sacolas oxi-biodegradáveis são absorvidas pelo ambiente em no máximo 18 meses, transformando-se em biomassa, sem qualquer prejuízo ao meio-ambiente.

Para o vereador Marcos da Vidofer, o objetivo é que todos os estabelecimentos comerciais que utilizam sacolas plásticas em São José dos Pinhais substituam as sacolas comuns pelas oxi-biodegradáveis. "Acredito que gradativamente os estabelecimentos se adéqüem e passem a fazer o uso das sacolas ecologicamente corretas, pois as sacolas comuns são parte de um problema cada vez maior nas cidades, que é a poluição do solo e dos rios e, quando jogadas em qualquer lugar, podem até entupir bueiros. A natureza agradece!", destaca.


Jornalista: Franciele Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais