Aprovada lei que beneficia a separação do lixo doméstico
17-05-2006 20:30

Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram mais uma lei que contribui para a separação do lixo. A nova lei, de nº 180/2006, institui no município a Campanha de Conscientização da População para a Coleta Seletiva do Lixo, através da separação em embalagens plásticas provenientes dos mercados, supermercados e hipermercados locais, com as cores internacionais da reciclagem azul (papel), vermelho (plástico), amarelo (metal) e verde (vidro).
Conforme o vereador Marcos da Vidofer, proponente da Lei, a campanha abrangerá todos os estabelecimentos que vendem gêneros alimentícios utilizando embalagens plásticas para a acomodação dos seus produtos ao consumidor final. “No lado onde estiver estampado o logotipo do estabelecimento, deverá estar inscrito qual tipo de resíduo a ser armazenado, como papel, metal, plástico ou vidro, nas cores correspondentes”, explicou.
Os objetivos da Campanha são: esclarecer à população sobre os malefícios que o acúmulo de lixo pode causar; a redução da utilização dos aterros sanitários e beneficiar o meio ambiente e a saúde da população. Hoje, segundo o vereador, um dos maiores problemas da sociedade moderna é o destino correto do lixo urbano, pois o volume tem crescido assustadoramente, sendo necessário buscar soluções para o problema, visando o controle da poluição, a economia de energia e dos recursos naturais. A reciclagem é uma importante opção, pois proporciona o reaproveitamento de resíduos inertes (plásticos, vidros, metais, etc.) e orgânicos (restos de frutas, legumes e outros), diminuindo a poluição do meio ambiente em até 74%, e em aproximadamente 35% a poluição das águas, além de economizar energia elétrica e reduzir a extração de matéria prima.
O documento aprovado pelos vereadores são-joseenses foi encaminhado ao prefeito municipal para sanção.












Veja o que deve ser separado:


AZUL
Papel | Recicláveis: jornais, revistas, papelão, cartazes, caixas em geral, sacolas de papel e caixas tipo longa vida.Não-recicláveis: Etiquetas, adesivos, papel carbono, fita crepe, papel sanitário, papéis metalizados, pontas de cigarro, papéis sujos, guardanapos e fotografias.

VERMELHO
Plástico | Recicláveis: copos, garrafas, vasilhas plásticas, embalagens, tampas, sacos plásticos, canos e tubos.Não-recicláveis: cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito e materiais plastificados, e etc.

VERDE
Vidro | Recicláveis: garrafas de vidro, copos de vidro, frascos, potes, cacos de vidro, recipientes vítreos em geral.Não-recicláveis: espelho, vidro plano, lâmpada, cerâmica, porcelana, tubos de TV, e etc.

AMARELO
Metal | Recicláveis: latas, arames, alumínio, sucata de ferro, clipes, cobre e tubo de pasta dental.Não-recicláveis: esponja de aço, grampos, cano de metal, e etc.


Jornalista Nara Moreira | 17/05/2006


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais