Aprovado Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na rede municipal de ensino
26-09-2013 18:09

A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária dessa terça-feira (24), projeto de lei que cria o Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na rede municipal de ensino. A autoria é do vereador Wilson Cabelo.

De acordo com o projeto, que será encaminhado ao executivo para análise e possível sanção, serão aplicados os exames em todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. O Programa deverá abranger a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais da dislexia e outros distúrbios. Também, serão criadas equipes multidisciplinares formadas por profissionais necessários à execução do trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento, contendo, obrigatoriamente, um psicólogo, um fonoaudiólogo e um psicopedagogo.

A dislexia é um distúrbio congênito que consiste numa dificuldade de associar uma letra ao seu respectivo som. Essa dificuldade poderá se refletir futuramente na leitura e, consequentemente, na escrita. Manifesta-se logo na primeira infância, quando a criança demora a aprender a falar. O disléxico é incapaz de ler palavras simples, demonstra falta de interesse pela leitura e não pronuncia as palavras corretamente.

Wilson Cabelo, quando criança sentia dificuldade na aprendizagem e houve, em sua família, uma desconfiança de que ele pudesse ter a doença, motivo que levou o vereador a criar o projeto. “Graças a Deus meu diagnóstico foi negativo, mas é imprescindível detectar a doença logo no início, para amenizarmos a situação constrangedora para a criança, pois os disléxicos podem ser altamente inteligentes”, afirmou Cabelo que também destacou a importância da colaboração de pais e professores na identificação de dificuldades na fala e leitura dos alunos.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais