Aprovado programa “Faixa da Vida” pela Câmara de Vereadores
20-04-2010 20:32

Foi aprovado em segundo turno, em sessão ordinária dessa terça-feira (20), da Câmara Municipal, projeto de Lei que institui o Programa “Faixa da Vida”. Proposto pelos vereadores professor Assis Manoel Pereira, professor Walder Mulbak e Bira do Banco o referido programa tem o objetivo de humanizar o trânsito em São José dos Pinhais, priorizando o pedestre, a fim de evitar acidentes.

Amparado na constituição federal, o programa reúne, segundo seus autores, ações conjuntas de engenharia, educação e fiscalização do trânsito. “O que pretendemos é uma mudança de comportamento, tanto de pedestre, como do motorista e para isto é necessário uma campanha, através de panfletos e outros meios de avisos chamativos, explicando sobre a importância do respeito à faixa do pedestre”, acrescentaram.

Eles também explicam que, nas áreas de maior risco e escolas, as faixas de pedestres devem chamar mais atenção, por esta razão sugerem que as mesmas sejam pintadas de vermelho. Outra sugestão é a criação do personagem “HOMEM-FAIXA”, o qual deve atuar nas ruas, alertando as pessoas sobre a necessidade de se respeitar a travessia do pedestre. O personagem será representando por uma pessoa vestida com roupa especialmente confeccionada, lembrando faixas para pedestres.

O projeto de Lei prevê também a realização de trabalhos de mobilização junto aos professores da rede pública municipal de ensino, por meio de seminários e encontros, com a finalidade de conscientizar pais e alunos sobre a importância da humanização do trânsito.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais