Assembléia Legislativa Homenageia Cezar Franco
13-11-2003 19:28

Iniciativa do deputado Luiz Accorsi reconhece o trabalho do professor e presidente da Câmara Municipal
Na sessão ordinária do dia 5 de agosto, a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, prestou uma homenagem ao professor e presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Cezar Franco (PP), por seu trabalho na direção do Escritório Modelo de Aplicação (EMA), do Núcleo de Prática Jurídica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), que a universidade mantém no município, através de parceria com a prefeitura local.
A iniciativa de homenagear Cezar Franco com o Diploma de Louvor partiu do deputado estadual Luiz Accorsi (PSDB), e foi aprovada pelos demais deputados. “Não se trata de uma homenagem política, mas, sim, de um reconhecimento ao trabalho sério e importante desenvolvido por ele em prol de São José dos Pinhais”, justificou o deputado.
O diploma que homenageia Cezar Franco é assinado também pelo presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB) e pelo 1.º secretário, Nereu Moura (PMDB).Cezar Franco agradeceu a homenagem recebida, dizendo ter ficado honrado com a iniciativa do deputado Luiz Accorsi. “Atitudes como essa servem de estímulo para continuarmos realizando atividades que se revertam no bem estar da nossa gente”, disse.
O QUE É O ESCRITÓRIO MODELO DA PUC
Através do Escritório Modelo de Aplicação (EMA), cidadãos carentes contam com justiça rápida e de boa qualidade. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito funciona como laboratório que oferece serviços de excelência, principalmente a pessoas menos favorecidas econômica e socialmente. No campus São José dos Pinhais da PUC/PR, o Núcleo funciona em parceria com a Prefeitura. "Todos ganham: o aluno, recebendo ensino de boa qualidade, a comunidade tendo seus direitos defendidos, os poderes constituídos, cumprindo suas obrigações essenciais e a universidade, estendendo assistência aos mais pobres", explica o diretor e professor Cezar Franco.
Outro fator que merece ser destacado é a participação do NPJ na Operação Litoral. O Núcleo já participou em três oportunidades dessa operação. A convite do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e com o apoio do Centro Acadêmico Dalmo Dallari, durante 6 semanas, estagiários, acompanhados de professores supervisores, atuam nas funções de juízes conciliadores, auxiliares das partes e auxílio cartorial nas sedes litorâneas dos Juizados Especiais de Guaratuba, Caiobá, Ipanema e Ilha do Mel. As atividades voluntárias reforçam a estrutura judiciária no período da temporada, objetivando melhor atendimento à população por meio da conciliação nas questões cíveis de pequena complexidade e das infrações penais de menor potencial ofensivo, previstas na Lei n.° 9.099/95. Para a temporada do verão 2003/2004, já estão sendo realizados estudos visando uma nova participação dos alunos do curso de Direito da PUC.
Para Cezar Franco, esse trabalho em prol da comunidade é muito importante. "Com essas atividades estamos formando profissionais de Direito preparados para o século XXI. Ao mesmo tempo, elevando o nome da universidade, praticando a ação comunitária e expandindo trabalhos sociais”,
Em 1.o de outubro, o Núcleo somava 665 processos em andamento.
O Escritório Modelo de Advocacia do Núcleo de Práticas Jurídicas da PUC está localizado à rua Isabel, A Redentora, n.º 2044, próximo ao fórum da cidade.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais