Atleta de MMA representa São José dos Pinhais em campeonatos
15-07-2011 19:27

Mesmo sem patrocínio, Ricardo Oliveira participa de vários campeonatos pelo país


O MMA (Mixed Martial Arts) ou luta livre, como é mais conhecido no Brasil, é um dos esportes que mais cresce em todo o mundo. Consiste em uma modalidade de luta em que os participantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial. Em São José dos Pinhais, o atleta Ricardo Oliveira, treina e participa de campeonatos representando o município.

Ricardo, que é conhecido entre os colegas como “Hook”, tem 26 anos e compete no esporte desde os 19. Começou aos 12 anos com aulas de capoeira, e logo depois, jiu-jitsu. Atualmente, além de participar dos campeonatos, o atleta ministra aulas de lutas marciais para adultos e crianças. Ricardo também treina a equipe Confiance Jiu-Jitsu, que é formada apenas de crianças.

No próximo mês de agosto, Ricardo participará do campeonato nacional em Londrina e suas expectativas são as melhores. “Espero atuar bem e a vitória é consequência de muito trabalho”, afirma ele, que treina quatro horas por dia. No entanto, o atleta admite que deveria treinar mais. “Sem nenhum tipo de patrocínio não posso dedicar mais tempo aos treinos”, explicou. Ricardo dá aulas nas academias For Fit, Kall Fitness e Bom Jesus em São José dos Pinhais.

Oliveira conta, também, a respeito da dificuldade de se praticar um esporte sem patrocínio. “Além de não ter muito tempo para o treino, sou eu que pago todas as despesas de viagens, alimentação e preparação e o custo é muito alto. Mas como o MMA é uma das minhas paixões, vou continuar lutando, sem desistir dos meus objetivos”, finalizou.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais