Aumenta número de público nas sessões legislativas
13-02-2009 11:26

As sessões da Câmara Municipal têm atraído um número cada vez maior de público, desde que teve início neste mês de fevereiro. Outra novidade é a quantidade de vereadores que tem feito uso da Tribuna, principalmente para defenderem suas reivindicações junto ao Poder Executivo.

Nesta quinta-feira, 12, o vereador professor Walder Mulbak (DEM) justificou dois pedidos seus, de suma importância para a população mais carente. Um deles sugere a Prefeitura Municipal que implante o programa “São José dos Pinhais Fraterna”, que objetiva atender, com doações de fraldas, aos idosos e portadores de necessidades especiais.

De acordo com Walder, existem no município inúmeras pessoas necessitando desse produto, sem as mínimas condições financeiras de comprar, e a solução seria, conforme sugerido na minuta do projeto de lei encaminhado, que o município faça a aquisição de uma máquina de confeccionar fraldas e, sob a responsabilidade da Secretaria de Promoção Social, estas sejam distribuídas as pessoas cadastradas, cuja renda não ultrapasse três salários mínimos.

Outra solicitação do vereador é para que seja instituído no município um Banco de Remédios, cujo estoque deve ser formado por doações de pessoas físicas e jurídicas, a fim de atender também as pessoas carentes. “Milhares de pessoas mantém em casa remédios que não utilizam mais, os quais poderiam ser doados” esclareceu Walder.

O vereador Onildo (PT), que fez uso da palavra na Tribuna, concordou com as solicitações do vereador Walder, pois reconhece a falta de remédios nos postos de saúde e da demanda por fraldas nas comunidades carentes. Ele falou, ainda, sobre as demissões ocorridas no Hospital e Maternidade São José, bem como da falta de atendimento na área de ortopedia. ”Espero que o Secretário Municipal de Saúde possa dar esclarecimentos a este respeito”, pediu Onildo.

Problemas no DETRAN
Os problemas existentes no DETRAN de São José dos Pinhais e de outras regiões do Estado levaram o vereador Ailton Fenemê a se pronunciar também. Na sua opinião é uma vergonha o que está acontecendo, não se justifica a demora para se marcar os exames para conseguir habilitação ou fazer a sua renovação. “O governo têm que tomar providências para solucionar esse problema”, acrescentou o vereador.

O vereador Joel Almeida aproveitou sua fala para dizer que, atendendo pedido do prefeito, a Comissão de Finanças e Orçamento, da qual faz parte, deu parecer favorável a liberação de 3 milhões de reais para a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas. Estes recursos, segundo ele, visam dar continuidade as desapropriações necessárias para a construção futura do viaduto, entre as Avenidas Rui Barbosa e das Torres. “Fico imensamente feliz com essa obra, pois, juntamente com outras autoridades municipais, reivindiquei para que esse viaduto fosse construído”, concluiu.

A sessão legislativa contou ainda com a apresentação de várias indicações, todas pedindo benfeitorias para o município.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais