Autoridades de Montemor-o-Velho e Póznan recebem comitiva de São José dos Pinhais
03-10-2007 19:01

Uma delegação composta por autoridades e profissionais da área de educação de São José dos Pinhais esteve durante os dias 24 a 27 de setembro em visita oficial as autoridades de Montemor-o-Velho, em Portugal, e Póznan – na Polônia, cidades que possuem convênio de geminação com o município.

Os vereadores professor Walder Mulbak e Tarcísio Klettemberg, os quais representaram o Legislativo nesta visita, fizeram uso da tribuna na última sessão ordinária para destacar os pontos positivos da viagem, a qual teve o objetivo de reforçar o protocolo de intenções que o município possui, estreitar amizades e principalmente parcerias no âmbito da educação, do esporte e na área de investimentos, entre outros.

Para os vereadores houve uma grande troca de experiências. “A viagem foi imensamente produtiva”, destacou o vereador Tarcísio Klettemberg. Entre os compromissos cumpridos pela comitiva teve a visita a a uma moderna instituição de ensino para deficientes auditivos e visuais e a uma grande feira (comercial e industrial) realizada na sua maioria com recursos privados.

Segundo o vice-presidente do Legislativo, vereador professor Walder, as cidades têm um grande interesse em desenvolver o esporte e de realizar intercâmbio de atletas. “No esporte há também grande participação da iniciativa privada”, destacou. Os vereadores comentaram também sobre a necessidade da participação de empresários na delegação. “Na feira, a qual visitamos em Póznan, encontramos apenas duas empresas brasileiras, entre 70 países expositores. Acreditamos que muitos investimentos podem ser realizados futuramente, portanto, fica aqui o convite aos empresários são-joseenses que tiverem interesse em fazer parte das próximas delegações que visitarão aquelas cidades co-irmãs”, comentou o vereador professor Walder Mulbak.

O vereador Tarcísio Klettemberg falou também sobre o interesse daquelas cidades pelo programa Vereador Mirim, como forma de incentivar a participação dos jovens na política.

A comitiva foi composta pelo vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, os secretários municipais Amarildo Rosa (Esporte e Lazer) e Miguel Ferreira de Paula (Habitação), a diretora do departamento de educação especial, Elmani Ferreira de Paula e os vereadores professor Walder Mulbak e Tarcísio Klettemberg.

O contato com as cidades-irmãs de São José dos Pinhais é gerenciado pelo Comitê de Geminações do município, entidade não-governamental que tem como secretária Elza Maria Moro Zétola Delage e presidente o vereador Auro Luís Ferreira de Paula.

Conferência das Cidades

Outro evento importante que contou com a representação da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais foi a 3ª Conferência Estadual das Cidades, realizada nos dias 26 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu. Na oportunidade foram escolhidas e aprovadas propostas apresentadas pelos municípios, as quais serão levadas para a Conferência Nacional, em Brasília.

Jairo Melo, vereador que representou o Poder Legislativo no evento, ao fazer uso da tribuna na última terça-feira, considerou o acontecimento um dos maiores instrumentos para a consolidação da democracia participativa no país. “A Conferência Estadual das Cidades contou com a participação de diversos segmentos da sociedade civil e do Poder Público, que se reuniram com o objetivo de discutir e priorizar ações públicas na tentativa de minimizar os problemas decorrentes dos desequilíbrios territoriais e sociais do nosso país”.

Também foi oportunizada, na ocasião, discussão a respeito da Agenda 21, a qual precisa ser novamente resgatada. Outro assunto de importância tratado foi sobre os projetos de casa populares da COHAPAR. O vereador Jairo Melo levantou também a necessidade da criação do Conselho Municipal das Cidades, pois a falta do mesmo “trará dificuldades para repasses de verbas do Governo Federal e Estadual para projetos ligados ao Ministério das Cidades”.


Jornalista: Franciele Stoco Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais