Autoridades, empresários e comunidade querem implantação do antigo Cefet-PR no município
26-06-2006 20:19


AUTORIDADES, EMPRESÁRIOS E COMUNIDADE QUEREM IMPLANTAÇÃO DO ANTIGO CEFET-PR NO MUNICÍPIO

Compilação dos dados, resultantes da audiência pública, são altamente positivos para a viabilização do projeto de criação de uma Unidade Tecnológica Federal em São José dos Pinhais.

A tabulação dos dados, com as respostas ao questionário preenchido durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, através da Comissão Permanente de Educação, Esporte e Lazer, dia 20 deste mês, para discutir e ratificar a implantação de uma Unidade Tecnológica Federal (antigo CEFET) no município foi animador.
Respondido por 168 (cento e sessenta e oito) participantes, todos foram unânimes em responder “sim” a pergunta: “se era ou não favorável a implantação do estabelecimento de ensino em São José dos Pinhais?”. Quanto ao bairro mais apropriado para sua instalação, a região do Afonso Pena foi à escolhida pela maioria, com 63 votos, ficando a região central em segundo lugar, com 56 votos, e em terceiro lugar, com 18 votos, a região do Quississana. Entre os cursos escolhidos os cinco mais votados foram: Técnico em Informática (136 votos), Engenharia Industrial Mecânica (120 votos), Técnico em Eletrotécnica (80 votos), Tecnológico em Gerenciamento Ambientação (76 votos) e Tecnológico em Manutenção Mecânica Industrial (77 votos).
Com a presença de mais de 200 pessoas, a audiência pública reuniu autoridades municipais, empresários, presidentes de associações, professores, estudantes e membros da comunidade. Entre as autoridades presentes estavam, o vereador Jairo Melo, proponente do projeto de implantação e condutor da audiência, o prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços-ACIAP, Julio Canestraro, o vice Reitor e o Assessor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, João Luiz Kowaleski e Marcus Aurélius Stier Serpe, respectivamente.
Compareceu ainda, o presidente da Câmara Municipal, Assis Manoel Pereira, os vereadores membros da Comissão Permanente do Legislativo, prof. Walder Mulback e Tarcisio Klettemberg, além da vereadora Lucia Stoco e Ailton Fenemê, como também secretários municipais e presidentes de entidades de classe. Autoridades estas que estão lutando, em parceria, para a viabilização de implantação do Projeto.
No decorrer da audiência, todas as autoridades presentes, que fizeram uso da palavra, falaram da importância para o município e região metropolitana da implantação dessa unidade de ensino, principalmente pela demanda hoje existente de profissionais qualificados para atender ao parque industrial automotivo de São José dos Pinhais, como das prestadoras de serviços existentes nessas localidades. Outro ponto, considerado altamente positivo para que esse empreendimento se torne uma realidade, ressaltada por todos, é o fato da união entre autoridades governamentais, classe política e empresarial estarem unidas na luta para que esse projeto se concretize.
Para os membros da UTF-PR, que na audiência fizeram uma explanação sobre aquele estabelecimento de ensino e dos requisitos exigidos para a implantação do projeto, o que mais vai pesar na decisão vai ser a força política junto ao governo federal, pois os demais critérios são fáceis de atender, já que existe essa união e vontade de todos para que uma unidade do antigo CEFET-PR venha para São José dos Pinhais. Também, está sendo considerado favorável a escolha dos cursos, pois os mesmos serão uma complementação aos cursos já oferecidos pela entidade de ensino de Curitiba.
O vereador Jairo Melo acrescenta dizendo que mais uma etapa, das exigidas para a concretização do projeto como um todo, foi cumprida, e que o resultado da tabulação dos dados foi de encontro aos objetivos da realização da audiência pública.

Jornalista Nara Moreira – 26/06/2006


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais