Banda Marcial comemora 20 anos com concerto na Câmara Municipal
25-08-2011 19:34

Também foi celebrado o Dia da Banda Marcial de São José dos Pinhais, de autoria do vereador professor Walder Mulbak


A Banda Marcial de São José dos Pinhais completou, nessa quarta-feira (24), seu vigésimo aniversário e, para comemorar a data, realizou-se um concerto na Câmara Municipal. Celebrou-se também, na mesma ocasião, o Dia da Banda Marcial, criado por Lei proposta pelo vereador professor Walder Mulbak.

Estiveram presentes no evento além do vereador, representante da
Câmara; o prefeito Ivan Rodrigues; a secretária de educação, Tânia Galvão; o secretário de cultura, Christian Bundt; a secretária de governo em exercício, Daniela Nogueira; o ex-prefeito Moacir Piovezan, entre demais autoridades, familiares e amigos dos componentes.

Em discurso, o vereador destacou a Lei que criou o Dia da Banda Marcial. “Tenho a honra e o prazer de poder ter criado um projeto que instituiu no calendário oficial do município o Dia da Banda Marcial de São José dos Pinhais”, disse Walder, que também a parabenizou pelo aniversário de vinte anos. “Sempre estarei valorizando o trabalho e empenho dos maestros João Carlos e Jeferson, além de todos os componentes”.

O prefeito Ivan Rodrigues, por sua vez, agradeceu aos trabalhos da Banda que, segundo ele, é um dos orgulhos do município. “Todo esforço possível nossa administração tem dedicado para que a Banda de São José dos Pinhais continue sendo um item de orgulho da nossa cidade”, declarou.

Um histórico foi revivido através de fotos e, durante o intervalo do concerto, os componentes foram homenageados, um a um, com entrega de medalhas de honra. O maestro João Carlos Maximiano fez uso da palavra para agradecer os que contribuem e apóiam a Banda entre eles, o vereador Walder Mulbak. “O vereador divulga todas nossas atividades, procura sempre nos apoiar em todos os momentos”, disse. Maximiano também destacou o aprendizado através da música. “Nesses vinte anos aprendi o valor social da música, que pode transformar crianças, tornando-as melhores como seres humanos”.
Banda Marcial de São José dos Pinhais

A Banda Marcial de São José dos Pinhais, administrada pela secretaria municipal de cultura, tem como regente o maestro João Carlos Maximiano, mantendo em seu quadro estudantes que já passaram pela Guarda Mirim do município. É composta por 65 (sessenta e cinco) alunos músicos, 10 (dez) alunos da Guarda de Honra nos instrumentos de metal e percussão e 12 (doze) alunas no corpo coreográfico.

Durante o ano a Banda realiza mais de 40 (quarenta) apresentações, dentro e fora do município, abrilhantando diversos eventos. Em toda sua existência conquistou vários títulos importantes, dos quais se destacam: Pentacampeã Paranaense Infanto-Juvenil, pela Confederação Nacional de Bandas, Bicampeã Juvenil no Concurso Nacional de Goiânia e Campeonato Interestadual, conquistado inúmeras vezes. Em 2001 manteve a excelência de suas apresentações em campeonatos, juntamente com as melhores corporações musicais juvenis paranaenses e brasileiras, destacando a conquista do Tricampeonato Sul Brasileiro, realizado no Rio Grande do Sul.

A Banda Marcial de São José dos Pinhais, que congrega jovens talentos de nossa cidade, tem como filosofia a filantropia, civismo e cultura, constituindo-se como Patrimônio Cultural do município.



Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais