Câmara e CIEE entregam diplomas a Vereadores Mirins de mais três escolas
22-06-2006 16:08

A vereadora Lucia Stoco faz a entrega do diploma a um dos alunos do curso em “Preparação para o exercício da cidadania”

Em tarde festiva, alunos e vereadores mirins dos Colégios Estaduais Afonso Pena, Maria Vidal e Tiradentes receberam diplomas por conclusão de curso de aperfeiçoamento.

Em solenidade, realizada nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, estudantes e vereadores mirins dos Colégios Estaduais Afonso Penha, Maria Vidal e Tiradentes receberam seus diplomas pela conclusão do curso de “Preparação para o exercício da Cidadania”.
Prestigiaram o acontecimento o presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, o coordenador geral dos cursos do CIEE, prof. Afonso Wosny, a representante do chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, prof. Irene Basso Cim e a prof. Margarete Polli Pereira, que ministrou o curso, além da vereadora Lúcia Stoco, vice-diretora do Colégio Tiradentes e Adriane do Rocio de Souza, diretora do Colégio Afonso Pena.
A realização desse curso faz parte do acordo de cooperação recíproca, assinado recentemente, entre o Legislativo são-joseense e o Centro de Integração Empresa Escola de São José dos Pinhais - CIEE. O Acordo, segundo o presidente da Câmara, visa contribuir para o aperfeiçoamento dos estudantes das 11 escolas que participam do programa Vereador Mirim. “Estamos realizado a primeira etapa dessa parceria, outros cursos serão ofertados a essa juventude, tão carente de oportunidades para enfrentar o primeiro emprego”, acrescentou Assis. A vereadora Lúcia Stoco, também ressaltou a importância da parceria entre o legislativo e o CIEE, destacando esse primeiro curso, principalmente pelos temas abordados. “A nossa juventude não tem tido bons exemplos com relação aos princípios éticos, tão necessários para o desenvolvimento da cidadania e da justiça social”, destacou ainda.
Durante a entrega dos certificados pode ser constatado a euforia e o entusiasmo dos alunos participantes. “Esse curso representou muito para mim, pois serviu para mudar vários conceitos que eu tinha sobre os meus direitos e deveres”, essa foi a opinião da maioria dos formandos.
O curso, que vai ser ministrado para os jovens dos 11 estabelecimentos de ensino participantes do Programa Vereador Mirim, da Câmara Municipal deste município, é dividido em quatro módulos: Oficina de Ética e Cidadania; Oficina de Português, com ênfase em redação comercial; Os 7 pecados capitais no trabalho e Princípios Administrativos. Tem duração de 10 dias, perfazendo uma carga horária de 30h. Aproximadamente 15 temas são abordados nos quatro módulos. Dentre eles, noções de ética e cidadania; direitos e deveres do trabalhador; gramática e pontuação; comunicação nas relações humanas e no trabalho; características profissionais e cultura organizacional.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais