Câmara homenageia educadoras são-joseenses
03-08-2005 18:34

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais entregou, nesta segunda-feira (01), diplomas de reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados a educação são-joseense, às educadoras Ilisete Maria Moleta Foggiato, Rosi Persicoti Nenevê e Ema Maria Zem. A homenagem aconteceu durante sessão especial, na Câmara Municipal e proposta pelos atuais vereadores.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Assis Manoel Pereira e contou com a participação dos vereadores Carlos de Castro, Joel Almeida, Jairo Melo, Tarciso Klettemberg, professor Wader Mulbak, Ailton Feneme e Marcos da Vidofer, além da presença do ex-vereador Nedson Marcondes Karam, familiares das homenageadas, amigos e colegas de trabalho, como a diretora do Ceebja, Elizete Farias. A cerimônia contou ainda com a participação especial do Coral Melodia.

Homenageadas
EMA MARIA ZEM KARAM

Estudou no Colégio São José, onde também concluiu o curso normal. Graduada em história pela UFPR, começou a trabalhar muito cedo, com 18 anos de idade já lecionava na antiga Escola Estadual Olavo Bilac, atualmente municipal. Nesta escola destacou-se como alfabetizadora e ainda como colaboradora da associação de pais e mestres.
Atuou como membro da equipe pedagógica da inspetoria regional de ensino e assessorou os profissionais da educação de 1ª a 4ª séries que atuavam no município.
Entre os anos de 1989 e 1992, foi chefe da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, nesta época, sob sua orientação foi organizado o 1º currículo básico para as escolas do município.
Como coordenadora pedagógica, trabalhou no Colégio Afonso Pena. Coordenou projetos na área da educação para adultos e revelou-se grande conhecedora da língua portuguesa ao encabeçar o projeto rever. Foi alfabetizadora de inúmeras turmas e, como professora de artes, desenvolveu projetos criativos.
Defensora da escola pública, a professora Ema vem desenvolvendo um magnífico trabalho com a educação de adultos, através do programa de educação especial, onde é professora. Extremamente dedicada, transmite a seus alunos conteúdos das mais diferentes áreas, buscando exclusivamente atender as necessidades especiais de seus alunos.

ILISETE MARIA MOLETA FOGGIATO

Cursou o 1º Grau na Escola Padre Arnaldo Jansen e o antigo colegial no Colégio Costa Viana. Formou-se em Magistério pelo Instituto de Educação do Paraná e pela Universidade Federal do Paraná em História. É especialista em Psicopedagogia.
Em 1979, aprovada em concurso público, foi nomeada como educadora no Colégio Estadual Afonso Pena. E, durante 12 anos atuou como alfabetizadora na Escola Olavo Bilac, na qual também trabalhou como secretária, uma vez que sempre foi organizada em suas tarefas. A professora Ilisete defende a tese de que somente a leitura permanente pode ajudar seus alunos a escreverem com esmero.
Em 1996, organizou a documentação para a criação do Centro de Estudos Supletivos de São José dos Pinhais – CES. Em 1997, após a inauguração do CES, a educadora Ilisete tornou-se alfabetizadora de adultos. Neste período foi às ruas, bairros, igrejas, creches e empresas apresentando a nova oportunidade de estudo, convidando as pessoas a aprenderem a ler e escrever. Muitos aceitaram o convite e este gesto tornou ainda mais concreto o espírito dinâmico e incansável, da educadora Ilisete, na luta de garantir o direito a todos em estudar!
Em 2004, após aprovada em novo concurso, foi nomeada no Colégio Unidade Pólo. Atualmente é coordenadora da documentação escolar do Ceebja.

ROSI PERSICOTTI NENEVÊ

Viveu sua infância no Rio Pequeno, onde estudou na Escola Fazendinha e também na Escola Rural Castelo Branco, na qual mais tarde teve sua primeira experiência profissional como professora.
Após lecionar na Escola Rural Castelo Branco, atuou também nas escolas da rede municipal, dentre elas: Castro Alves, Martim Afonso de Souza e Santa Rita. Com apenas 22 anos exerceu a direção da Escola Municipal Jardim Aviação, a qual foi extinta em 1977.
Licenciada pela Universidade Federal do Paraná em Estudos Sociais, atuou como professora de 5ª a 8ª séries no Colégio Silveira da Motta. Em 1978, prestou concurso para ingressar na rede estadual de ensino. Aprovada, atuou na Escola Estadual Olavo Bilac, onde também exerceu o cargo de diretora.
Em Curitiba, trabalhou na escola Rio Negro e no Centro de Educação Infantil Profª Maria Augusta Jouve, onde por seis anos consecutivos foi eleita diretora. Ao longo dos 30 anos de carreira, exerceu diferentes funções no Magistério e na sala de aula destacou-se como alfabetizadora.


Jornalista: Franciele Ulson
03/08/05


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais