Câmara Municipa reinicia trabalhos com pauta expressiva
22-02-2006 14:51

Deputado Estadual Francisco Bührer, Prefeito Leopoldo Meyer e demais autoridades municipais prestigiam abertura dos trabalhos legislativos deste primeiro semestre.

A primeira sessão da Câmara Municipal deste ano aconteceu ontem, quinta-feira (16), contando com as presenças do deputado estadual Francisco Bührer, prefeito municipal, Leopoldo Meyer, além de secretários e outras autoridades municipais.
Ao dar as boas vindas aos membros do legislativo, o prefeito Leopoldo destacou a importância da continuidade, em 2006, do relacionamento harmonioso entre os dois poderes, visando um trabalho conjunto em prol da comunidade são-joseense e para o desenvolvimento do município. Reafirmando as suas palavras ele ressaltou ainda que, na elaboração do orçamento de 2007, serão incluídas as emendas apresentadas pelos vereadores, pois os mesmos são os que realmente conhecem as necessidades da população.
O deputado Francisco Bührer também fez uso da palavra para desejar sucesso aos vereadores em suas atividades, informando que muito tem lutado para trazer melhorias para São José dos Pinhais. “Nessa luta o governo do Estado tem sido parceiro deste município, cujos investimentos já ultrapassam a R$ 50 milhões de reais e o trabalho e a participação desta Câmara muito tem contribuído para diminuir as dificuldades existentes em nossa cidade”, acrescentou.
Abrindo os trabalhos legislativos, propriamente dito, o presidente da Câmara Municipal, vereador professor Assis Manoel Pereira desejou bom retorno a todos e que os trabalhos continuem a serem desenvolvidos de forma harmoniosa e com respeito. A pauta dessa primeira sessão legislativa, foi bastante intensa, com a apresentação de seis projetos de lei, dois projetos de resolução e inúmeras indicações que tratam de assuntos diversos.

Projetos apresentados

Os projetos apresentados foram de autoria dos vereadores José Vieira, que dispõe sobre a obrigatoriedade e a disponibilidade de banheiros sanitários e bebedouros para os clientes e freqüentadores de casas e agências bancárias no âmbito deste município e, Marcos Vieira, que institui em São José dos Pinhais a Campanha de Conscientização da População para a coleta seletiva do lixo, através da separação dos lixos em embalagens plásticas provenientes dos mercados, supermercados e hipermercados locais, cada qual com as cores internacionais da reciclagem, sendo elas: azul (papel), vermelho (plástico), amarelo (metal), verde (vidro) e o que regulamenta a realização de eventos de caráter social, reuniões dançantes conhecidas como: Festas Rave, em locais de natureza privada.
Já o vereador José Donizete Fraga apresentou projeto de lei que denomina de Domingos Maoski, a rua sem denominação, localizada no Rio de Uma.O vereador Sylvio Monteiro Neto, foi autor do projeto de lei que veda qualquer forma de discriminação no acesso aos elevadores de todos os edifícios públicos municipais ou particulares, comerciais, industriais e residenciais multi-familiares existentes no Município de São José dos Pinhais e os vereadores Assis Manoel Pereira e Carlos Machado, apresentaram projeto que concede o Título de Cidadã Benemérita de São José dos Pinhais, a Sra. Maria Angélica Marochi.
Os Projetos de Resolução apresentados foram os de nº 30/2006, da Mesa Diretiva, que autoriza a Câmara Municipal a firmar Termo de Acordo de Cooperação Recíproca – TACR, com o CIEE/PR e o de nº 31/2006, de autoria do vereador Marcos Vieira, que trata do período das sessões ordinárias.
A sessão foi encerrada com o uso da palavra para explicação pessoal, quando falaram os vereadores Donizete Fraga, Marcos Vieira (Vidofer), Sylvio Monteiro, professor Walder Mulbak, Ailton Fenemê, Carlos Machado e Joel Almeida.

Jornalista: Nara Moreira


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais