Câmara Municipal aprova projeto de Lei para incentivar doação de órgãos
21-05-2004 20:43

De cada oito pessoas que morrem no Brasil, de apenas uma os familiares destinam os órgãos para doação. Das outras sete, as doações não são permitidas pelos parentes por razões religiosas, preconceito ou por falta de conhecimento da importância do ato. Este número é considerado muito baixo comparado com o tamanho da lista de pessoas que aguardam na fila única por um transplante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no estado do Paraná, foram realizados, ano passado, 1.143 transplantes de órgãos e tecidos, entre córneas, coração, fígado, rim, pâncreas e ossos, porém o número de pessoas que aguardam por um desses órgãos ou tecidos é superior a sete mil.
Para tentar diminuir estes índices e desmistificar este assunto, foi aprovado, na última sessão (20/05) da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o projeto de Lei nº 339/2003, de autoria da vereadora Danimar Cristina Pereira da Silva (PL), que propõe a inclusão no currículo das escolas de ensino fundamental e médio da rede municipal o conteúdo programático sobre “Conscientização da Importância da Doação de Órgãos e Tecidos”. Segundo a autora, o tema deve ser inserido nas disciplinas relacionadas às ciências humanas e sociais.
Um dos fatores, que motivou a vereadora a criar o projeto, foi ter verificado o despreparo da população, em geral, sobre o assunto e concluir que, devido a falta desta conscientização, muitas pessoas tem morrido na fila esperando por um transplante de órgão. Apesar de sua relevância, o tema transplante, de acordo com Danimar Cristina, desperta ainda muitas dúvidas, provoca debates e por sua complexidade dificulta as doações, diminuindo consideravelmente as chances de uma sobre-vida para aquelas pessoas necessitadas.
“Para reverter este quadro, é preciso desenvolver campanhas esclarecedoras, com maiores detalhes e explicações, visando conscientizar, cada vez mais, a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, reforçando a sua função salvadora. Também é necessário que os familiares, tanto de doadores, quanto de receptores, possam ser orientados de forma adequada sobre o assunto, e nada melhor do que começar este esclarecimento nas escolas”, conclui a vereadora na justificativa do projeto.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais