Câmara Municipal comemora o 99º aniversário do Corpo de Bombeiros
05-10-2011 11:19

6º Grupamento de Bombeiros do município foi homenageado


A sessão ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais desta terça-feira (04) foi especial. Os vereadores homenagearam, com votos de louvor e congratulações, o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná por ocasião de seu 99º aniversário.

Compareceram à sessão, além dos vereadores, a presidente da Câmara de Fazenda Rio Grande, Ana Miranda; o prefeito Ivan Rodrigues; o comandante do 17º BPM, tenente coronel Maurício Tortato; o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, tenente coronel Fábio Mariano de Oliveira e demais membros da polícia militar, guarda municipal, exército e corpo de bombeiros.

Ao discursar, Ivan Rodrigues aproveitou a oportunidade para comentar sobre investimentos de empresas multinacionais no município e sobre a criação do novo partido, PSD (Partido Social Democrático), do qual será membro. Quanto ao Corpo de Bombeiros, o prefeito desejou sucesso. “Esta comemoração pode servir de treino para as grandes comemorações do centenário, que ocorrerão no próximo ano”, declarou.

A seguir o vereador professor Walder Mulbak (DEM) leu, em nome dos demais colegas, o histórico do Corpo de Bombeiros do Paraná. Fizeram uso da palavra para parabenizar a instituição, os vereadores professor Assis (PSDB), Toninho da Anderson (PP), Carlos de Castro (DEM), professor Imar Augusto (PSB), Onildo (PT) e Joel Almeida (PSDB). “Falo com muito orgulho da corporação e enalteço também a participação feminina, que sempre participa ativamente dos trabalhos. Os vereadores querem, em nome de toda comunidade, agradecer a cada um por tudo que têm feito, pois, segundo pesquisas, o Corpo de Bombeiros é a instituição de maior credibilidade perante a população”, afirmou Imar.

Após a entrega do Diploma de Louvor e Congratulações, feita por todos os vereadores, o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, tenente coronel Fabio de Oliveira agradeceu a homenagem. “Sempre encontrei nesta Casa de Leis o apoio necessário para melhorarmos nossas ações. Todas as solicitações feitas pelo 6º Grupamento foram atendidas pelos vereadores”, disse o tenente que, em seguida, em nome da corporação, presenteou os vereadores com miniaturas de caminhões de bombeiros. “Essa homenagem é para que os legisladores lembrem que fizeram parte da melhoria do Corpo de Bombeiros em São José dos Pinhais, lembrando que não fazemos nada sozinhos, precisamos do apoio das autoridades”, finalizou.

Histórico

As atividades do Corpo de Bombeiros no estado iniciaram-se na cidade de Curitiba, em 1882, com uma sociedade de bombeiros voluntários. Passados vinte e quatro anos, o então presidente da província do Paraná, Carlos Cavalcanti, apresentou ao Congresso Legislativo, um pedido de crédito necessário à criação de um Corpo de Bombeiros da capital. Organizou-se, assim, a tão esperada instituição, equivalente do Regimento de Segurança que é a atual Polícia Militar do Paraná.

Em 1974 foi inaugurado o primeiro Quartel de Bombeiros de São José dos Pinhais, localizado nas proximidades do Aeroporto Afonso Pena. Três bombeiros formavam a guarnição diária e um pequeno caminhão era o principal instrumento para atender as emergências de incêndio da cidade e do aeroporto. Em 1978, através de convênio entre o estado e a Infraero, transferiu-se o Quartel de Bombeiros para dentro do aeroporto, lá recebendo o nome de Seção Contra Incêndio.

A missão do Corpo de Bombeiros vai além do combate a incêndios. Como órgão de execução cabe a corporação: Realizar serviços de prevenção, extinção de incêndios, proteção e salvamento de vidas e materiais, busca, salvamento e gerenciamento, através da 6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil.

Em 1980 criou-se o Fundo de Reequipamento do Bombeiro, que permitiu a instalação de mais uma fração da instituição, localizada no bairro Cidade Jardim. Em 1994 a Seção de Combate a Incêndio foi elevada a condição de Grupamento de Bombeiros, surgindo assim, o 6º Grupamento de Bombeiros, que é a sede administrativa regional de 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e sudeste do estado.

Em 1996, São José dos Pinhais foi contemplada com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência – Siate, que nestes 12 anos de existência já realizou mais de 30.000 ocorrências, sendo o tenente coronel Fábio Mariano de Oliveira seu atual comandante.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais