Câmara Municipal e Força Sindical homenageiam as são-joseenses
10-03-2014 19:12

Evento comemorou o Dia Internacional da Mulher e discutiu mecanismos de proteção contra a violência doméstica.

A Câmara Municipal, com apoio da Força Sindical, realizou, na manhã deste sábado (08), evento de homenagem às são-joseenses pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O objetivo principal era debater a instalação de mecanismos de proteção às mulheres.

A vereadora Nina Singer fez uso da palavra para lembrar a história da data e a constante luta das mulheres por direitos iguais. Ainda, destacou a importância das denúncias nos casos de violência doméstica. “Muitas mulheres têm medo de denunciar seus companheiros e acabam sofrendo essas agressões caladas. Temos que encontrar uma forma de mudar essa situação”, disse.

Para enriquecer o debate, fizeram exposições sobre o assunto, a delegada da mulher e adolescente, Selma Regina de Morais e a representante da secretaria de saúde especializada no tema, Andréa Perbiche. Durante o encontro, as participantes esclareceram dúvidas da plateia e incentivaram as denúncias. “O feminismo não mata ninguém, já o machismo mata duas mulheres por hora no Brasil”, explicou Andréa.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, ainda há muitas mudanças que podem ser realizadas no país para melhorar as condições de vida das mulheres. “Acredito que a sociedade tem que forçar tais avanços e isso ocorre através da melhoria de estruturas que favoreçam a mulher, como por exemplo, a criação de secretarias municipais e defensorias públicas focadas neste público”.

Também participaram do evento, além dos já citados, os vereadores Ailton Fenemê, Onildo dos Santos, Lucia Stoco e Mari Temperasso; o vice-prefeito Toninho da Farmácia; o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos em São José dos Pinhais, Gerson Luiz Voicik; a boxeadora Rosilete dos Santos; o secretário de assistência social, Imar Augusto e grupos de mulheres da terceira idade de São José dos Pinhais.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais