Câmara recebe abertura da Semana Nacional de Trânsito
19-09-2013 12:21

A Câmara Municipal sediou, na manhã desta quarta-feira (18), a cerimônia de abertura em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. Durante o período, de 18 a 28 de setembro, a prefeitura promoverá ações de conscientização sobre o tema.

Na ocasião, foi apresentado, pelo representante do Detran, Leo Nápoli, o Projeto Vida no Trânsito, que é realizado em 10 países com a finalidade de minimizar problemas causados pelo trânsito e que será implantado em São José dos Pinhais. Ainda, foram expostas ações que serão desenvolvidas durante a semana como palestras, passeios ciclísticos, passeatas e open fórum. Pela primeira vez, o município promoverá, no dia 25 de setembro, o Desafio Intermodal, em que 30 participantes sairão às 18:30 horas do shopping São José com destino à Famec com o objetivo de quantificar dados sobre a forma de deslocamento mais eficiente para a cidade.

O secretário municipal de transporte e trânsito abriu os trabalhos. “O principal desafio das cidades grandes atualmente é a mobilidade. Se não cuidarmos desse aspecto chegaremos a um caos sem solução e, a melhor solução, é a educação, principalmente de jovens e crianças. É o exercício da cidadania aplicada ao trânsito”, disse. O vereador Luiz Monteiro, que esteve representando a Câmara Municipal na ocasião, parabenizou a iniciativa do executivo. “É importante educar os jovens que, daqui a poucos anos, também serão motoristas e precisarão ser tolerantes, pois, os carros, hoje em dia, têm sido usados como verdadeiras armas”, explicou.

Participaram do evento os alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Elza Scherner Moro, especialmente convidados pelo programa Escola de Cidadania do legislativo. Também estiveram presentes o prefeito em exercício, Toninho da Farmácia; o vereador Luiz Monteiro; o secretário de transporte e trânsito, Adriano Muhlstedt; o diretor geral do Detran, Marcos Traad; o secretário de saúde, Brasílio de Castro; o secretário de urbanismo, Marcelo Ferraz; o secretário de indústria, comércio e turismo, Louir Berti; a secretária de agricultura e abastecimento, Daniele Setim; o diretor da secretaria de planejamento, Luiz Keppen e diretores de escolas estaduais do município.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais