Candidatos a Vereador Mirim assistem palestra sobre como proceder na campanha eleitoral
27-05-2009 21:17

Na tarde desta quarta-feira, 27, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais reuniu os 280 candidatos a vereador mirim, das 12 entidades de ensino que participam do Programa Vereador Mirim, daquele Legislativo, para receberem orientação de como proceder durante a campanha eleitoral, que antecede as eleições a serem realizadas em junho.
Estiveram prestigiando o acontecimento o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sylvio Monteiro, o primeiro secretário, professor Imar Augusto e os vereadores Carlos de Castro e Mari Temperasso, além da assessora do vereador Carlos Machado, Ariete Carvalho, diretores, professores e coordenadores do Programa Vereador Mirim, junto as Escolas participantes, e representantes do CIEE-PR e Secretaria Municipal de Promoção Social - entidades parceiras da Câmara Municipal, no referido Programa.
Como parte da programação, os vereadores presentes fizeram uso da palavra e falaram da importância do Programa para o futuro político do município, em razão da experiência que os jovens estão adquirindo. O vereador Sylvio Monteiro, que abriu os trabalhos na condição de presidente em exercício, falou de sua trajetória política destacando ser o vereador mais jovem do município, iniciando a carreira aos 17 anos.
O vereador Carlos de Castro, que já está no seu sexto-mandato, alertou os jovens para levarem uma vida certa, com muito estudo e seriedade, evitando a violência, o que com certeza fará deles grandes cidadãos, dando, no futuro, orgulho para São José dos Pinhais. O professor vereador Imar Augusto discorreu sobre a vivência da democracia, da importância dos vereadores como porta vozes da comunidade e da contribuição que o Programa Vereador Mirim está dando para a vivência da cidadania. A vereadora Mari Temperaso, aproveitando a oportunidade falou do seu projeto “Amigos da Bola” e convidou os alunos a participarem. Falando em nome do vereador Carlos Machado, a assessora Ariete Carvalho, destacou que os vereadores dependem de seus eleitores e vice-versa, bem como a administração pública depende dos vereadores e os vereadores dependem da administração. “Só se realiza um bom trabalho, se todos se respeitarem e desenvolverem suas ações voltadas para um mesmo bem comum” acrescentou.
Em seguida, o coordenador do Programa Vereador Mirim, junto a Câmara Municipal, Luiz Keppen, proferiu palestra aos candidatos, falando sobre as regras de campanha eleitoral. Na sua fala ele discorreu sobre a falta de ética, da compra de votos e de outras ações proibidas, tudo conforme as normas de uma eleição oficial.
Abrangendo alunos de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Programa Vereador Mirim cria uma Câmara Municipal Mirim em cada estabelecimento escolar participante, onde são desenvolvidos os mesmos trabalhos e atividades da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, possibilitando aos estudantes a vivência Legislativa, além de servir como um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa. As eleições para vereadores mirins são realizadas de dois em dois anos, obedecendo ao mesmo processo eleitoral das eleições oficiais, inclusive com o apoio e participação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais