Comissão da Copa visita vereadores são-joseenses
30-06-2010 12:03

Estiveram participando da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, dessa terça-feira, 29, os vereadores curitibanos Mário Celso da Cunha (PSB) e Pedro Paulo (PT), ambos integrantes da Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014. O objetivo da visita foi trocar informações e motivar os membros do Legislativo a participar das ações que envolvem esse grande evento.

Na ocasião, os vereadores de Curitiba discursaram em tribuna sobre a Copa do Mundo de 2014 e quais os benefícios que sua realização trará a São José dos Pinhais. Em primeiro lugar, o vereador Pedro Paulo afirmou que o evento é uma grande oportunidade para investimentos na região, principalmente no que diz respeito ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. “A Copa do Mundo gerará empregos e melhoria na qualidade de vida da população”, explicou o vereador que ainda, sugeriu a formação de uma comissão especial pelo legislativo são-joseense para que o assunto possa ser melhor discutido e analisado pelos envolvidos.

O também vereador curitibano Mario Celso ressaltou a importância da região metropolitana de Curitiba (RMC) para a organização do evento. “Estamos aqui para pedir o apoio do Legislativo, já que as câmaras municipais serão responsáveis pelas mudanças e criações de leis e fiscalizações pertinentes a Copa do Mundo”. Ainda, segundo o vereador, várias cidades da RMC receberão investimentos do governo federal em diversas áreas para a realização do evento. “São José dos Pinhais é a porta de entrada dos turistas, com certeza o turismo e comércio da região se beneficiarão com isso”, declarou.

Perguntado pelo vereador Toninho da Anderson (PP) sobre as indenizações aos moradores do Jardim Suíça, em decorrência da construção da terceira pista do aeroporto, Pedro Paulo explicou que os recursos para essa obra já estão garantidos e ela será concluída até 2014, porém a licença ambiental, que é de responsabilidade do governo do estado, ainda não foi concedida. Já em relação a desapropriação dos terrenos próximos ao local, o vereador de Curitiba declarou que são de responsabilidade do Executivo Municipal, que já está tomando providências.

Segundo Mario Celso serão investidos R$ 180 bilhões para a realização do evento. A estimativa é que o país receba três milhões de turistas estrangeiros e 1,3 milhões de turistas brasileiros, gerando cerca de quatro milhões de empregos diretos e indiretos. “Os benefícios de sediar uma Copa do Mundo são muitos, entre eles: reforço do sentimento de patriotismo do cidadão, aumento do turismo interno, investimentos em todas as áreas, geração de empregos e aumento na arrecadação de impostos”, finalizou.

O presidente do Legislativo, vereador professor Assis (PSDB), agradeceu a presença dos integrantes da Comissão e afirmou que a Câmara Municipal formará uma comissão própria ou designará um vereador para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais