Conselho aprova tombamento da caixa d´água histórica no centro de SJP
17-05-2012 20:00

Com unanimidade de votos, os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural aprovaram o pedido de tombamento para a caixa d’água da Praça Getúlio Vargas feito pelo prefeito Ivan Rodrigues, e também a reformulação do tombamento da Catedral Metropolitana.

Isso significa que tanto a Catedral quanto a caixa d’água da Praça Getúlio Vargas serão preservadas por meio da legislação que impedirá que elas sejam desconstruídas ou descaracterizadas. É parte da política de revitalização e a preservação dos verdadeiros monumentos históricos de São José dos Pinhais, realizada pela Prefeitura Municipal.

Durante a reunião os membros do Conselho também fizeram complementos ao tombamento já existente da Catedral, como o aumento do perímetro e a integração de móveis. Existe ainda a pretensão de incluir nos dois processos uma altura máxima para os edifícios que ficam no entorno dos elementos tombados. O objetivo é que haja uma melhoria da paisagem urbana do centro da cidade.

A caixa d’água foi inaugurada na gestão do prefeito Atílio Talamini em 1965, e possui uma placa que marca a realização, no mesmo ano, do 3º Congresso de Engenharia Sanitária no Paraná. O monumento tem 30 metros de altura e capacidade para 100 m³ de água. Ela foi a primeira edificação do Brasil a ser construída com concreto protendido, material que melhora a resistência da estrutura.

Quando a Prefeitura revitalizou e reinaugurou a Praça Getúlio Vargas, em março deste ano, a caixa d’água recebeu pastilhas instaladas de acordo com as características originais, um espelho d’água e um chafariz em volta dela para valorizá-la.

Outros espaços de importância histórica para São José dos Pinhais também serão revitalizados, como o prédio da Biblioteca Scharffenberg de Quadros, que passará a ser um centro de informações turísticas, enquanto a biblioteca terá uma nova sede com espaço mais amplo e adequado para receber um acervo maior; e o Centro de Vivência João Senegaglia, que se tornará um complexo cultural que terá como atração principal um teatro com capacidade para 102 pessoas. As obras de reforma do Centro Senegaglia já estão em andamento, através de parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).




Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais