Curso de oratória é oferecido para estudantes da rede pública e privada
21-10-2008 20:35

Cursos de capacitação ajudam estudantes a entrar no mercado de trabalho

Estudantes de 14 instituições de ensino de São José dos Pinhais, participantes do programa Vereador Mirim, têm a oportunidade de participar gratuitamente de mais um curso de capacitação. Desta vez, o curso oferecido é o de Oratória, desenvolvido em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No total 160 alunos serão beneficiados.


Os alunos foram divididos em quatro grupos distintos, que participarão das aulas em datas e horários diferentes. A primeira turma terminou o curso nesta terça-feira (21). Para o estudante do Colégio Chico Mendes, Luiz da Silva, de 14 anos, o curso foi uma oportunidade importante para a sua vida. "Atualmente os cursos são pagos, por isso, acredito que tive uma grande oportunidade em poder cursá-lo, além disso, o conteúdo das aulas será útil para o meu dia-a-dia, pois aprendi técnicas de como se deve falar em público e, também, como controlar o nervosismo".


As aulas ministradas pela professora Margareth Poli, mestre em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), acontecem no espaço cultural Altivir Stoco, localizado nas dependências da Câmara de Vereadores. Segundo Margareth o objetivo do curso é fazer com que o estudante adquira uma boa postura para falar em público. "Durante as aulas são apresentadas noções básicas sobre postura corporal, facial e visual, melodia e entonação da voz, entre outras", destaca.


Para o coordenador do CIEE/PR – São José dos Pinhais, Carlos Agulham, o curso é um complemento do curso em Preparação para o Exercício da Cidadania, também desenvolvido em conjunto com o programa Vereador Mirim. "O curso de oratória ajuda os estudantes a interagirem com outras pessoas, seja na escola, em casa e, num futuro próximo, no trabalho", explica.


O programa Vereador Mirim, desenvolvido pela Câmara de Vereadores através da Escola de Cidadania, desde a sua criação já oportunizou a participação de centenas de estudantes em cursos de aperfeiçoamento que, no futuro, os ajudarão a entrar no mercado de trabalho. Recentemente, numa bonita cerimônia, foi realizada a entrega de mais de 200 certificados para alunos que participaram de cursos de aperfeiçoamento, como: informática básica, preparação para o exercício da cidadania e oratória.


Os estudantes beneficiados com o curso de oratório freqüentam as escolas participantes do programa Vereador Mirim. Se a sua escola ainda não participa deste programa, não perca tempo. Entre em contato com a Escola de Cidadania pelo telefone (41) 3299-6522 e receba informações.

Jornalista: Franciele Ulson – Mtb 5467


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais