Deficientes físicos: Presidente da Câmara Municipal busca maior inclusão social
30-10-2007 16:12

Na sociedade moderna muito se fala sobre inclusão social dos deficientes físicos, mas poucos têm a devida conscientização do que isto significa. Ainda hoje eles sofrem com a exclusão social, na forma de falta de acesso aos direitos que devem pertencer a todos, como saúde, educação, trabalho, cultura, esporte e lazer.
Com o objetivo de mudar este cenário o vereador prof. Assis Manoel Pereira, também presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, está propondo projeto de Lei que institui a “Semana de Conscientização da Sociedade São-joseense a Respeito dos Deficientes Físicos”. Na sua opinião “é preciso conhecer e reconhecer essas pessoas, que vivem à nossa volta excluídas por nossa própria ação, sabendo como vivem, suas expectativas, necessidades e procurar alternativas que amenizem os seus problemas”.
De acordo com a lei proposta a semana de conscientização será realizada anualmente em dezembro, integrando o calendário oficial do município, uma vez que no dia 03 desse mês, comemora-se o Dia Internacional do Deficiente Físico. Nesse período deverão ser promovidos eventos (seminários, vivências, exposição de trabalhos, teatro, dança, música, vídeos, contação de histórias, jogos, artes marciais, entre outras) de cunho educativo, com a finalidade de levar à população, empresários e organismos de governo, a importância da inclusão social desse segmento nas diversas atividades cotidianas, profissionais e de lazer, bem como propor novos comportamentos.
O vereador Assis informa que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial (600 milhões de pessoas aproximadamente) são portadoras de algum tipo de deficiência. No Brasil, conforme o IBGE, 15% da população possui algum tipo de deficiência. Pelo levantamento 48% têm problemas visuais; 22%, deficiências motoras; 16%, auditivas; 8%, mentais; e 4% não têm algum membro. “O contingente de deficientes físicos é enorme e eles não podem ficar a margem da convivência social e, por outro lado, o despreparo das instituições de ensino para atender a esse público resulta em baixa escolaridade e, conseqüentemente, em baixa capacitação profissional. A desinformação e o preconceito, aliados à falta de capacitação dos portadores de deficiência, têm sido um dos maiores entraves na hora da inserção deste segmento na sociedade. Precisamos reverter esse quadro”, conclui o vereador.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais