Diagnóstico para elaboração de novo Plano Diretor é apresentado aos vereadores
30-09-2014 16:26

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (30) na Câmara Municipal, o poder executivo apresentou aos vereadores o diagnóstico da situação de várias áreas da cidade para elaboração do novo Plano Diretor para os próximos dez anos. Na ocasião, o prefeito Luiz Carlos Setim, o secretário de urbanismo, Marcelo Ferraz e arquitetos responsáveis pelo projeto esclareceram dúvidas e ouviram sugestões dos vereadores.

Segundo o prefeito, este é o início das discussões sobre o projeto, que já foi debatido em audiências públicas em diversas regiões de São José dos Pinhais. “Tivemos a participação efetiva da comunidade neste trabalho e, agora, estamos também contando com a colaboração dos vereadores, que possuem bastante conhecimento sobre as necessidades da população”, disse Setim.

Durante a apresentação foram destacadas a posição do município em arrecadação – 2ª maior do estado; sua localização estratégica próximo a rodovias, aeroporto e porto; grande produção de hortifrutigranjeiros e industrialização acelerada. A consequência de tal desenvolvimento, segundo o estudo realizado, é atração de investimentos, mas também crescimento desordenado e degradação ambiental. “O grande desafio desse Plano Diretor será aliar a sustentabilidade ao desenvolvimento”, explicou Marcelo Ferraz.

Ao final, os vereadores fizeram suas perguntas e sugestões principalmente no que se refere à mobilidade, especulação imobiliária, urbanização da área rural e terceira pista do aeroporto. Ainda, de acordo com o prefeito, serão agendados outros encontros para dar continuidade às discussões. “Os vereadores irão colaborar com nossa visão e nossas iniciativas. Este grande desafio cabe a todos nós em conjunto”, finalizou.

O presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro, agradeceu a esclarecedora apresentação de dados e informações, destacando que a Câmara irá apresentar sugestões ao Plano Diretor. “Os vereadores ainda têm várias dúvidas pontuais sobre a elaboração do projeto e acredito que essas reuniões irão enriquecer o diálogo. Este foi o primeiro passo para discutirmos e votarmos o novo Plano Diretor com tranquilidade quando ele chegar a Casa”.



Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 30/09/2014

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais