Donizete entrega título de Cidadão Honorário
05-12-2006 11:18


O vice-presidente do legislativo e proponente do Título, vereador Donizete Fraga foi quem entregou a homenagem ao Secretário de Esportes e Lazer do município, Amarildo Rosa.


Jornalista: Franciele Volpato
04/11/2006




O vice-presidente do Legislativo, vereador Donizete Fraga, entregou na última sexta-feira (01), na Câmara Municipal, o título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Amarildo Rosa. A solenidade reuniu vereadores, autoridades do Poder Executivo, familiares, empresários e atletas. Durante seu discurso, o proponente da homenagem, vereador Donizete Fraga, enfatizou o currículo do homenageado, que nasceu em Atalanta – Santa Catarina, mas que há 25 anos reside em São José dos Pinhais e, que desde 1996, exerce uma importante função política no município, quando a convite do ex-prefeito Luiz Carlos Setim, foi convidado para assumir a pasta de Esportes e Lazer, aonde vem desenvolvendo importantes projetos e eventos, na área esportiva e de lazer. Entre as atividades desenvolvidas estão os Jogos Intermunicipais, Ônibus do Lazer, Festa do Pinhão, Festa da Criança, Festa do Trabalhador e Festa da Cidade.
Implantou os centros de Excelência de Basquetebol, Futebol, Futsal, Atletismo, Voleibol, Handebol e Judô. Realizou o Mundial de Karatê, o campeonato Brasileiro de Basquete, amistosos nacionais e internacionais de vôlei e handebol, bem como, o convênio com o Malutron São José, para participar do Campeonato Paranaense e Brasileiro de Futebol.
Durante sua gestão, já entregou a comunidade são-joseense, mais de 92 obras, entre ginásios, estádios, quadras e canchas de areia. Segundo o vereador proponente, Donizete Fraga, o homenageado incentiva e apóia todos os esportes, porque acredita tratar-se de instrumento vivo para vencer os problemas sociais, e trabalha para a criação de mais estratégias para que as pessoas possam ter acesso e maior convívio em comunidade.
Em 1999, criou o Clube São José, específico para desenvolver o futebol, onde atualmente é presidente de honra, o qual é dirigido por várias lideranças esportivas do município. Criou a Associação de Incentivo ao Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, que há dois anos vem buscando recursos financeiros para ajudar atletas, equipes, acadêmicos de Educação Física, que desenvolvem programas relacionados ao esporte e lazer no município.
Amarildo também foi o fundador da Liga Intermunicipal do Paraná, juntamente com os dirigentes de 23 municípios da Região Sul do Estado, sendo presidente eleito e reeleito, ocupando o cargo por sete anos - 1998 a 2004. “Com o objetivo de divulgar e homenagear os atletas e personalidades que lutam pelo esporte, criou a revista Amigos do Esporte”, comentou o proponente.
E, por desenvolver o basquete são-joseense em campeonatos, projetando o nome do município e do Paraná a nível nacional, foi indicado este ano, pelo grupo de dirigentes esportivos do Estado, a concorrer ao cargo de presidente da Federação Paranaense de Basketball, o qual foi eleito e desde fevereiro ocupa o cargo com competência e dedicação.
Na seqüência, a irmã do mais novo cidadão honorário são-joseense, Vera Rosa, fez uso da palavra para prestar sua homenagem ao irmão. Suas palavras encantaram a todos, principalmente quando ressaltou a importância que ele tem em sua vida. Emocionado, o secretário agradeceu a sua irmã e ao proponente, vereador Donizete Fraga, pelo título recebido e comentou que já se considerava são-joseense de coração, mas que agora realmente tornou-se um cidadão são-joseense. O homenageado ressaltou ainda, que muito deve ao município, pois foi aqui que teve a oportunidade de se realizar como pessoa e profissional.
A solenidade conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Assis Manoel Pereira, foi prestigiada pelos vereadores Carlos de Castro, Carlos Machado, Walder Mulbak, Tarcísio Klettemberg, Jairo Melo, Ailton Fenemê e pela vereadora Lucia Stoco, que consideram o trabalho desenvolvido por Amarildo Rosa de alta relevância para o desenvolvimento do esporte são-joseense.

Jornalista: Franciele Volpato
04/11/2006

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais